Uma mesinha de cabeceira pode ser essencial. Ela fornece a superfície perfeita para colocar livros, um abajur, um porta-retratos e até deixar o celular carregando. Mas quem disse que a mesinha tem que ser clássica e tradicional? Conheça 10 alternativas para substituir a mesinha de cabeceira.

Alternativas para substituir a mesinha de cabeceiraFonte: Houzz – Best & Company.

1. Estante: ter uma estante ao lado da cama ao invés de uma mesinha de cabeceira ajuda no armazenamento de vários objetos além, é claro, dos seus livros preferidos. Não precisa ser uma estante enorme, mas uma que seja adequada ao espaço, abrigue bem todos os itens que você necessita guardar nela e ainda libere espaço no quarto (ou em outro cômodo).

Uma boa dica é manter sua estante limpa e misturar livros com itens decorativos e até fotografias. Coordenar as cores das lombadas dos livros contribui com a decoração do espaço e também cria uma sensação de organização.

2. Caixa de ferramentas: pode parecer muito inusitado, mas caixas de ferramentas são ótimas para manter vários itens pequenos separados e acessíveis. Existem vários tipos de caixas de ferramentas, de diversas cores, o que facilita encontrar uma que fique boa com a decoração do quarto. Além disso, ela pode ajuda a dar um visual mais industrial a sua decoração.

Uma caixa de ferramentas também pode ser uma peça super útil num quarto de criança. As cores brilhantes, as gavetas múltiplas e as várias divisórias podem ser um espaço de armazenamento ótimo e estimulante para os pequenos aprenderem desde cedo a serem mais organizados.

10 alternativas para substituir a mesinha de cabeceiraFonte: Houzz – Nicole Benveniste Interior Design.

3. Mesa: umas mesa lateral ou de centro pode ser uma bela alternativa a uma mesinha de cabeceira tradicional. A superfície plana de uma mesa é perfeita para apoiar uma luminária, livros e outros objetos. Se você tiver espaço suficiente, use uma mesa de estudos e crie o cantinho perfeito para se dedicar a trabalhos variados.

Se a sua cama estiver no meio da parede, talvez seja possível adicionar móveis dos dois lados. Assim, se você usar uma mesa de um lado, pode usar uma estante do outro ou até uma mesinha de cabeceira tradicional. Isso vai contribuir para que o quarto fique mais funcional.

4. Cadeira: abrace seu lado inusitado e opte por uma cadeira como mesa de cabeceira. Isso funciona particularmente bem quando apenas um dos lados da cama tem espaço para uma mesa de cabeceira e o outro é mais estreito, embora também seja adorável usar cadeiras em ambos os lados da cama.

Para criar um ambiente mais interessante, selecione uma cadeira que tenha uma cor, textura ou estampa diferente do resto do cômodo. Por exemplo, se os seus móveis são brancos, use uma cadeira azul com acento estampado. Fica muito divertido, mas não se esqueça de coordenar os detalhes com o que há no espaço, para que não pareça que a cadeira foi simplesmente pega ao acaso.

Alternativas para substituir a mesinha de cabeceiraFonte: Houzz – For People Design.

5. Aparador: o móvel é mais comum em salas de estar ou jantar, mas pode substituir bem uma mesinha de cabeceira, proporcionando uma ótima superfície de apoio ao lado da cama. Se você precisa de uma mesa no quarto, mas acha que uma de tamanho tradicional pode dominar o espaço, um aparador pode ser uma ótima opção.

A chave com uma peça como esta é criar equilíbrio. Se a cama estiver no meio da parede, adicione outro móvel grande do outro lado para criar equilíbrio e certifique-se de que ambas as peças são semelhantes em altura e largura para criar uma aparência mais simétrica.

6. Cômoda: quem precisa criar espaços de armazenamento pode trocar a mesinha de cabeceira por uma cômoda. Afinal, ela possui várias gavetas que podem receber roupas e também uma superfície lisa em cima, onde é possível apoiar livros, luminárias e acessórios decorativos. Em um quarto pequeno, esta pode ser uma ótima opção.

Ter gavetas extras num quarto nunca é demais, pois sempre temos uma série de roupas, objetos e papelada para guardar que se acomodam muito melhor em gavetas do que em outros espaços, como caixas e prateleiras.

Como substituir a mesinha de cabeceiraFonte: Houzz – Houseology.

7. Prateleira: se é um desafio colocar mais móveis no seu quarto, uma opção é utilizar prateleiras ao lado da cama. Experimente uma prateleira flutuante como alternativa a mesinhas de cabeceira. É possível encontrar prateleiras de várias cores e estilos prontas em lojas de decoração ou de departamento que são super fáceis de instalar.

Procure uma prateleira que tenha profundidade suficiente para apoiar seu abajur, colocar um livro e ainda algum acessório que ajude a dar personalidade ao espaço. Certifique-se de que o peso combinado dos itens que você colocar na prateleira seja compatível com a a carga máxima que o acessório aguenta para evitar acidentes.

8. Banquinho: dar novos usos para objetos cotidianos é sempre ótimo e, por isso, ter um banquinho no lugar da mesinha de cabeceira é uma ótima ideia. Ele proporciona um pequeno espaço de apoio mais do que suficiente para colocar um livrou ou um acessório decorativo. O ideal é buscar por um banquinho que se ajuste a altura da cama.

Uma vez que uma luminária de mesa pode tomar grande parte da superfície de um banquinho, considere trocá-la por uma que possa ser pendurada na parede. Dessa forma, você terá mais espaço no banquinho para apoiar o que quiser.

10 formas de substituir a mesa de cabeceiraFonte: Houzz – Toronto Interior Design Group.

9. Malas: se tem algo que está super em alta é utilizar malas decorativas em diferentes cômodos. Elas podem adicionar um visual mais vintage ao quarto, dando muito charme ao espaço. Empilhe várias malas para conseguir a altura desejada e coloque uma bandeja em cima de tudo para ter uma superfície lisa e nivelada.

Ao utilizar malas como substitutas para a mesinha de cabeceira, você pode pintá-las e utilizar cores que se destaquem para criar mais interesse visual no espaço. Cabe lembrar que espaço de armazenamento dentro das malas é perfeito para armazenar roupas de cama, mesa e banho.

10. Cestos: cestos podem facilmente serem usados como mesinhas de cabeceira. Eles podem ser confeccionados em vários tipos de de materiais e apresentam um grande variedade de formas. Escolha uma peça que tenha uma altura proporcional a cama e largura adequada ao espaço. Para uma superfície mais mais nivelada, considere usar uma bandeja em cima do cesto.

Vale lembrar que os cestos também podem proporcionar espaço de armazenamento extra. Afinal, cestos são confeccionados exatamente para guardar objetos. Se você não tem onde colocar itens de uso sazonal, por exemplo, este pode ser um ótimo espaço.

Deixe seu Comentário

Comentários