Se você tem tempo, paciência, disposição e deseja fazer uma breve reforma em casa antes do fim do ano, pintar as paredes pode ser uma boa ideia. E se você deseja realizar o trabalho com suas próprias mãos, confira essas 10 dicas para pintar as paredes como um profissional:

Dicas para pintar a paredeFonte: Movinghub.

1. Aguarde um dia seco: umidade significa gotejamentos e secagem lenta, então evite pintar em dias chuvosos. Se não houver outra opção e você tiver que pintar num dia úmido, aproveite a secagem lenta da pintura para corrigir as falhas antes de passar para o próximo cômodo.

2. Faça uma inspeção visual completa e prepare as paredes: rachaduras e áreas descascadas precisam ser ligeiramente lixadas ou raspadas antes da aplicação de uma nova camada de tinta. O peso das novas demãos pode acabar puxando a tinta velha, que acabará soltando e criando novas áreas descascadas.

Manchas de gordura também podem precisar de um pouco de lavagem com sabão, seguido por um enxágue com água limpa. Caso contrário, é provável que a pintura fique manchada e você precise de muito mais tinta para esconder as manchas.

Vale lembrar que, ao analisar qualquer rachadura e constatar que ela não é superficial, um arquiteto ou engenheiro deve ser chamado para avaliar o local. Rachaduras podem significar problemas estruturais graves, que necessitam ser consertados para que a casa torne-se segura novamente. Ignorar uma rachadura pode agravar ainda mais a situação, colocando em perigo todos os moradores da casa.

Como pintar a parede como um profissionalFonte: Pixabay.

3. Compre pincéis de alta qualidade, fita crepe e lonas: se você não quer ter ainda mais trabalho ao pintar, a utilização de pincéis de boa qualidade podem fazer uma enorme diferença. Eles fazem com que você economize tempo e material, pois precisara fazer menos aplicações de tinta nas paredes.

Além disso, sendo um pintor inexperiente, é provável que você tenha mais dificuldades em manter o ambiente limpo. Por isso, a utilização de lonas coladas no chão com fita crepe, ajudaram a manter o piso muito mais limpo. Depois que a pintura acabar, você terá muito menos trabalho ao limpar os ambientes.

4. Conheça suas paredes: existem diferentes tipos de pincéis para diferentes tipos de parede. Paredes texturizadas, por exemplo, necessitam de pincéis com cerdas mais finas, para que ele alcance todos as reentrâncias da textura e não sejam necessários muitos retoques. Já para pardes completamente lisas, você pode usar um pincel comum, pois será mais fácil pintá-la.

5. Proteja tudo o que você não quer pintado: você nunca vai se arrepender do tempo gasto cobrindo pisos, móveis e objetos antes de começar um projeto de pintura. Você pode até gastar algum dinheiro comprando lonas, mas esse é um investimento baixo perto de ter que comprar móveis novos. Outra opção mais econômica é juntar jornais e usá-los para proteger o piso durante a pintura.

10 dicas para pintar as paredes como um profissionalFonte: The Family Handyman.

6. Não se esqueça das miudezas: pequenos sacos plástico pode ser presos com fita nas maçanetas das portas para protegê-las. Aproveite e remova todos os espelhos dos interruptores e cubra o que ficar na parede com fita. Assim você evita pintá-los por acidente.

7. Use primer: se você fará mudanças radicais nas cores ou se a última pintura foi feita há mais de oito anos, começar o trabalho passando um primer nas paredes pode ser importante para que a pintura fique mais uniforme e melhor acabada. O primer prepara a superfície da parede para receber a tinta, o que porporciona uma melhor aderência do produto, fazendo você gastar menos material.

8. Calcule a quantidade de tinta que será utilizada: peça ao vendedor da loja de material de construção para te ajudar com uma estimativa realista de quanta tinta será gasta para pintar todos os cômodos que você deseja, para que seja possível comprar tudo de uma vez. Assim você evita que o material termine no meio do trabalho e também comprar tintas de lotes diferentes.

9. Deixe o rolo fazer o trabalho: esse é um ditado bem comum entre os pintores. Como as tinta de boa qualidade fluem facilmente, basta deixar o rolo descer pela parede para que ela fique pintada corretamente. Procure sempre pintar no mesmo sentido para evitar manchas.

10 dicas para pintar as paredes como um profissionalFonte: Orangeville Gourp.

10. Pinte de cima para baixo: depois de pintar todas as bordas do teto e do rodapé usando um pincel tipo brocha, use o rolo para aplicar a tinta do teto para baixo. Pintores com pouca experiência às vezes cometem o erro de começar pelas paredes e, ao passar pelo teto, acabam com o trabalho anterior todo respingado, o que os leva a pintar novamente as paredes.

Por isso, comece de cima para baixo, pintando primeiramente o teto. Passe a primeira demão de tinta e deixe-a secar de acordo com as instruções do fabricante para, sem seguida, passe a segunda demão e quantas mais forem necessárias para chegar ao tom ou dar o acabamento que você está procurando.

Deixe seu Comentário

Comentários