Existem vários hábitos que todos podem adotar para manter a casa razoavelmente limpa e arrumada. No entanto, se você mora num lugar pequeno, esses hábitos podem ser ainda mais importantes. Conheça então 10 hábitos diários que fazem qualquer espaço pequeno parecer maior:

Hábitos de organização para a casaFonte: Houzz – The New Design Project.

1. Faça sua cama todas as manhãs: em um quarto pequeno, a cama pode ocupar até mais da metade do espaço. Ou seja, ela é o ponto central do ambiente. Portanto, se você não a arruma diariamente, a probabilidade do quarto ficar constantemente parecendo desleixado e apertado é muito maior.

2. Lave a louça diariamente: se você tem uma máquina de lavar louça, basta colocar tudo dentro dela. Se não, organize-se o melhor possível para lavar a louça ao menos diariamente. Deixar a pia suja e cheia de pratos dá a sensação de que a cozinha não é arrumada nunca e pode acumular fungos e bactérias, além de causar mal cheiro.

3. Tenha controle da despensa: outra forma de manter a cozinha arrumada e espaçosa é olhar sempre a despensa para saber o que tem nela, evitando compras desnecessárias e o acúmulo de produtos. Quantas caixas de massa estão no armário? Quantas coisas você comprou para uma receita que nunca fez? Atente-se a isso para que a dispensa não se torne uma confusão completa.

4. Olhe a correspondência diariamente: todo os dias recebemos correspondência e, para além de contas e boletos, muitas propagandas e outros papéis são jogados na caixa de correio. Não deixe sua correspondência empilhada num canto para olhar quando houver tempo. Isso pode causar certos prejuízos e o acúmulo de papel pode fazer com que sua casa pareça bagunçada.

Hábitos que ajudam a organizar a casaFonte: WOTV4 Woman.

5. Abra pacotes assim que os receber: nada de deixar os pacotes que você recebe jogados num canto. Assim que você receber esse tipo de encomenda, ela deve ser aberta e conferida para que, caso haja defeitos, a mercadoria possa ser trocada. Além disso, pacotes e caixas são feios e ocupam muito espaço, o que não é bom para quem quer manter a casa com uma boa aparência.

6. Evite impressões desnecessárias: imprimir tudo o que você vê leva ao acúmulo e desperdício de papel. O ideal é ter uma agenda para anotar recados e compromissos ou fazer isso no calendário do celular. E se você tem um papel que acha que irá precisar, salve-o no computador ou tire uma foto dele. Se for realmente necessário, imprima o documento quando for realmente usar.

7. Devolva tudo o que pedir emprestado: o que não é seu não precisa ficar na sua casa. Por isso, sempre que pedir algo emprestado, devolva ao dono. Afinal, se você precisou, ele também pode precisar. Além disso, se o objetivo é manter a casa mais arrumada e deixar o espaço parecendo maior, nada melhor do que acumular o mínimo possível.

8. Defina um lugar para deixar os sapatos e a bolsa quando chegar em casa: não jogue tudo numa cadeira nem deixe os objetos sobre a mesa. Pendure ganchos ao lado da porta para pendurar seus objetos e mantê-los sempre no mesmo lugar para não precisar procurá-los cada vez que for usar. Lembre-se que não é bom guardar os sapatos imediatamente após o uso porque isso pode causar mal cheiro.

10 hábitos diários que fazem qualquer espaço pequeno parecer maiorFonte: Houzz – The Brighton Bathroom Company.

9. Coloque as roupas no cesto sempre: um espaço que tende a ficar bagunçado é o banheiro. Isso porque muita gente tem o hábito de deixar roupas e sapatos usados jogados pelo chão. Para que isso não aconteça, adquira um cesto de roupas. Além de ajudar a organizar o espaço, ele será fácil de carregar no dia da lavagem.

10. Desapegue: o excesso de roupas e objetos tende a transbordar pela casa toda, o que faz com que até o maior dos espaços pareça um pouco apertado. Por isso, desapegue daquilo que você não usa há algum tempo e evite o acúmulo. Com certeza sua casa ficará parecendo maior e mais arrumada.

Deixe seu Comentário

Comentários