Muitas vezes, criamos hábito que não são saudáveis. Em casa, certas práticas podem deixar os espaços confusos e sujos. De não tirar seus sapatos na porta da frente a deixar os pets tomarem conta de tudo, confira 10 hábitos que podem estar deixando sua casa mais bagunçada.

Hábitos que deixam sua casa desorganizadaFonte: Pixabay.

1. Você usa sapatos dentro da casa: ao invés de tirar os sapatos logo que você chega em casa, você vai entrando e levando para dentro da sua residência toda a sujeira da rua que está na sola dos seus calçados. Se onde você mora não tem um vestíbulo, deixe um banco ou cadeira ao lado da porta para se calçar antes de sair e tirar os sapatos assim que chegar.

Além disso, ao tirar os sapatos, deixe-os pegar um pouco de ar e limpe as solar antes de guardá-los no lugar para evitar a proliferação de fungos e bactérias que causam o mal cheiro.

2. Você deixa os pets deitarem no sofá: inevitavelmente isso faz com que pelos do seu bichinho de estimação acabem sendo transferidos para o estofado. Para que isso não aconteça, adquira uma bela cama para seu pet e incentive-o a usá-la. Outra opção é cobrir seu sofá com uma manta lavável que pode ser removida quando você quiser se sentar.

3. Você esquece de tirar o lixo: e as lixeiras da casa acabam transbordando. É importante retirar o lixo diariamente para evitar mal cheiro em casa. Além disso, lixo acumulado tende a atrair insetos e roedores que podem ser bem difíceis de ser eliminados.

10 hábitos que podem estar deixando sua casa mais bagunçadaFonte: Pixabay.

4. Você deixa as roupas espalhadas pela casa: jogar o seu casaco sobre o encosto de uma cadeira não é um bom hábito. Afinal, depois de uma semana fazendo isso, vai estar uma verdadeira confusão de roupas na sala. O ideal é colocar o casaco para lavar ou, se você pretende reutilizá-lo, deixar a peça pegando um ar e depois pendurar no armário ou em um gancho no quarto.

5. Você não tem um espaço correto para armazenar os produtos de limpeza: o ideal é concentrar todos os produtos de limpeza em um único local, como o armário do banheiro ou na área de serviço. Deixar material de limpeza espalhado pela casa pode causar acidentes, principalmente em casas que têm crianças e pets.

Se você não tem muito espaço para guardar material de limpeza, também não precisa ter muitos materiais. Coloque tudo em um balde, para que fique tudo concentrado em um único lugar, e guarde o balde em um local seguro, de preferência num armário com porta e longe de mãozinhas curiosas.

6. Você não termina o que você começa: você limpa parte do banheiro, mas ignora o box. Você lava a roupa, mas fica com preguiça de pendurar no varal. Você começa a aspirar a casa, mas não quer afastar os móveis. Assim, fica impossível manter a casa limpa e arrumada. Evite parar de fazer as coisas de casa no meio, pois não concluir uma tarefa é quase tão ruim quanto não começá-la.

10 hábitos que podem estar deixando sua casa mais bagunçadaFonte: Pixabay.

7. Você não arruma suas coleções: se você tem paixão por colecionar objetos, também deve ter paixão por mantê-los limpos e arrumados. Afinal, de nada adianta ter uma linda coleção de livros se eles estão se degradando, acumulando poeira e atraindo traças. Mantenha sua coleação arrumada e limpa pois, um dia, ela pode lhe render um bom dinheiro.

Uma estante com portas de vidro, por exemplo, pode ajudar a manter sua coleção organizada e limpa. O vidro faz com que o material fique exposto, contribuindo com a decoração, mas mantém a maior parte da poeira do lado de fora.

8. Você vai para a cama só quando está muito cansado: o problema é que isso atrapalha sua rotina do dia seguinte. Qualquer óculos, pratos, papéis ou livros que você tenha usado acaba sendo deixados para trás, o que só fará com que você tenha ainda mais trabalho no dia seguinte ao chegar do trabalho, pois terá mais coisas para limpar e guardar.

Tente se preparar para dormir. Antes de ir para a cama, lave a louça, guarde as coisas que estão fora do lugar e apague as luzes. Isso ajuda com que a casa fique menos bagunçada. Além disso, nunca é bom ser recebido pela confusão do dia anterior quando você chega em casa a noite depois de um longo dia de trabalho.

Como deixar a casa menos bagunçadaFonte: Pixabay.

9. Você acumula comida na despensa: é muito fácil acumular uma quantidade enorme de especiarias, molhos, enlatados e mantimentos, especialmente se eles são armazenados dentro de um armário de cozinha fechado. Isso faz com que você perca espaço de armazenamento rapidamente e acabe com um monte de produtos vencidos e estragados.

Uma solução simples para resolver esse problema é se programar para fazer compras. Faça uma lista de compras baseada no que você já tem dentro dos armários. Isso evita o acúmulo e a compra de produtos repetidos. Se você vai a rua todos os dias e passa por um mercado, pode comprar o que irá usar naquele dia, evitando o desperdício.

10. Você não se desfaz das coisas: pilhas de papéis, sapatos e roupas não são inimigas de um lar arrumado. Isso geralmente é o reflexo de uma rotina atribulada e corrida. No entanto, o acumulo desenfreado de objetos pode ser um enorme problema, principalmente quando o espaço é pequeno.

Quando tiver um tempo, organize suas pilhas. Jogue fora a papelada antiga, jornais velhos e revistas desatualizadas. Coloque os livros de volta na prateleira ou na mesinha de cabeceira e a roupa para lavar ou no armário. Aproveite também para separar objetos e roupas que você não usar e fazer uma doação para quem está precisando.

Deixe seu Comentário

Comentários