Ter uma cozinha pequena não precisa ser um pesadelo. Ela pode significar uma área menor para limpar e arrumar. O que é mais importante é aproveitar ao máximo o espaço disponível na cozinha. Por isso, confira 10 itens que você acha que não cabem em uma cozinha pequena mas só dependem de boas ideias para se encaixar no espaço:

10 itens que você acha que não cabem em uma cozinha pequenaFonte: Houzz – Zobel and Co.

1. Micro-ondas: quem não quer lidar com superfícies cheias de pequenos aparelhos ou com espaço para a preparação de alimentos limitado acaba abrindo mão do micro-ondas. No entanto, ele pode ser colocado em inúmeros lugares que não vão atrapalhar em nada o trabalho no cômodo. Dentro do armário, em cima do fogão e até embaixo do cooktop podem ser locais adequados para o micro-ondas.

2. Superfícies para a preparação de alimentos: um dos aspectos mais difíceis ao se projetar uma cozinha pequena é garantir que haja superfícies para a preparação de alimentos suficientes para o bom funcionamento do espaço. Se não é possível aumentar o número de balcões na sua cozinha, uma mesa dobrável pode auxiliar no trabalho.

3. Prateleiras: explorar um cômodo horizontalmente é uma das melhores formas de aproveitá-lo. No entanto, se já existem armários por todas as paredes da sua cozinha, pode ser necessário explorar espaços mais inusitados, como a área sobre a geladeira ou sobre a porta. Utilize esses espaços para guardar itens pouco utilizados.

4. Despensa: muita gente pensa que uma cozinha pequena não tem como contar com uma despensa, o que não é verdade. Afinal, ter uma dispensa não significa, necessariamente, ter milhares de itens em casa. É possível encaixar uma estante fina com rodinhas ao lado da geladeira, por exemplo, e utilizá-la como despensa.

Itens que você acha que não cabe na sua cozinha pequenaFonte: Houzz – Classic Kitchens & Interiors.

5. Geladeira: um item indispensável a qualquer cozinha é uma geladeira. No entanto, há cozinhas tão pequenas que pode ser um desafio encontrar uma geladeira que caiba no espaço. Mas é claro que existem opções. Atualmente, existe no mercado pequenas geladeiras e frigobares que podem ser instalados em pequenos espaços. Outra opção é ter uma geladeira embutida, escondida dentro de um armário ou embaixo da pia.

6. Balcão: só porque sua cozinha é pequena não significa que você não pode adicionar um pequeno balcão para café e lanches rápidos. É possível encontrar no mercado atualmente móveis prontos para serem utilizados como balcão de cozinha. Outra opção é mandar fazer os móveis da cozinha sob medida e adicionar um pequeno balcão ao projeto.

7. Mesa para refeições: mesmo um espaço compacto pode ter uma mesa para refeições. Escolha uma mesa redonda com diâmetro pequeno para que ela não ocupe muito espaço nem seja difícil colocar cadeiras e bancos em torno dela. Outra opção é instalar uma mesa dobrável, que é montada na hora da refeição e desmontada quando não estiver sendo utilizada.

8. Espaço para armazenamento: acredite ou não, é possível ter bastante espaço para armazenamento até em cozinhas pequenas. O ideal é ter um projeto sob medida, que explore bem o espaço com a instalação de armários onde for possível. Além disso, os armários aéreos devem ir até o teto, para aproveitar ao máximo as superfícies.

10 itens que você acha que não cabem em uma cozinha pequenaFonte: Houzz – Kristina Cuvier.

9. Plantas: se já não há espaço para armários, o que dizer de plantas? As plantas ajudam a levar a natureza para dentro de casa e ainda dão um colorido especial ao cômodo. Atualmente, existem jardins verticais e até vazinhos magnéticos que podem ser pendurados até na porta da geladeira, não ocupando espaço algum. Por isso, não há desculpas para não ter plantas na cozinha.

10. Pia dupla: se tem um item que ajuda muito na limpeza da louça é a pia dupla. No entanto, nem sempre parece possível instalar uma quando a cozinha é pequena. Pois saiba que um ótimo lugar para instalar uma pia maior é a área do canto de uma bancada. O ângulo fornece espaço suficiente para uma pia dupla e libera espaço em ambos os lados do balcão.

Deixe seu Comentário

Comentários