Decorar um espaço pequeno pode ser um grande desafio. Porém, quando o trabalho é bem feito, eles ficam aconchegantes e charmosos. A boa notícia é que a chave do sucesso para decorar pequenos espaços pode ser mais fácil do que você pensa. Tudo se resume a enganar o olhar usando três conceitos simples: escala, luz e movimento. Veja 11 dicas profissionais para fazer um cômodo parecer maior:

11 dicas profissionais para fazer um cômodo parecer maiorFonte: Alvhem Makleri Interior.

1. Cuidado com a escala: móveis para espaços pequenos deves ser proporcionais. Se uma peça encosta contra os limites do espaço, tanto para cima quanto para os lados, ela é muito grande. Para criar a sensação de que o cômodo é maior, deixe um pouco de espaço entre os móveis e as paredes.

Evite também peças pesadas ou que tomem muito espaço. Sofás enormes e volumosos podem ser aconchegantes, mas num espaço pequeno eles ficam com uma aparência péssima. Se você quer ter uma peça grande, escolha um espelho ou quadro, pois eles podem ser pendurados na parede e não consomem espaço no chão.

2. Mantenha o perfil baixo: um mobiliário menor e mais próximo ao chão pode dar a sensação de que o espaço é mais amplo simplesmente pelo fato de deixar mais espaço acima deles. Para o quarto, por exemplo, escolher uma cama loft ou mesmo colocar o colchão diretamente no chão pode ser uma boa saída. Se o seu gosto for mais para o romântico e ornamentado, um mobiliário do século 19 (ou inspirado nele) também tem um perfil baixo.

3. Móveis com pernas finas: eles criam a ilusão de que há mais espaço embaixo do móvel, dando sensação de movimento. Esse tipo de mobiliário é aerodinâmico e permite que a luz passe por baixo dele criando e sensação de que ele está flutuando. Peças modernas e baixas são ótimas para criar este efeito.

Dicas para fazer um cômodo parecer maiorFonte: Arlo & Jacob.

4. Espelho na parede: qualquer discussão sobre espaços pequenos precisa incluir a ideia de usar espelhos para criar uma sensação de amplitude visual. Espelhos não só refletem a luz, como também refletem o espaço, enganando os olhos e fazendo-os sentir como se o cômodo tivesse o dobro do tamanho.

5. Se desfaça de cortinas e tapetes: quando o espaço é pequeno, enganar o olhar é fundamental. Porém, cortinas e tapetes bloqueiam o olhar, fazendo com que o cômodo pareça dividido. Além disso, eliminá-los mantém o espaço simples. Se você quer privacidade, considere persianas ou a instalação de películas protetoras nas janelas. Mas se usar cortinas é uma obrigação para você, use uma de tecido bem leve.

6. Abuse do branco: todos conhecemos as qualidades reflexivas do branco. Ele deixa os espaços parecendo mais arejados, leves, calmos e serenos. Pintar as paredes e o teto da mesma tonalidade de branco só aumenta este efeito visual e serve para borrar os limites entre eles, fazendo com que o olhar viaje para cima e faça o teto parecer mais alto do que ele realmente é.

Além disso, como pequenos espaços podem rapidamente tornar-se desordenados, o branco é uma boa escolha porque simplifica um espaço e enfatiza a arquitetura. Se você está preocupado que um cômodo todo branco vai ficar muito frio, utilize elementos de textura, como madeira e tecidos.

11 dicas profissionais para fazer um cômodo parecer maiorFonte: Christopher Strom Architects.

7. Enfatize o vertical: elementos que puxam o olhar para o alto são uma ótima opção para fazer um cômodo parecer maior, pois criam uma sensação de que o pé direito é mais alto. Além disso, explorar verticalmente os espaços pode ser uma ótima solução para arrumar espaços extras de armazenamento para o que fica jogado pela casa.

8. Enfatize a horizontal: é importante criar uma sensação de movimento. Um mobiliário dinâmico, espelhos que refletem a luz e uma vista do espaço sem interrupções podem ajudar nisso. Aliás, qualquer coisa que faça seus olhos viajarem ao redor de forma intencional e ordenada fará com que o espaço pareça maior.

9. Limpar um caminho: ao lidar com espaços pequenos, você naturalmente quer maximizar o espaço empurrando todas as peças para as bordas. Mas se isso faz com que a área de circulação fique bloqueada, é provável que essa disposição gere uma sensação claustrofóbica. Pode ser melhor agrupar os móveis de um lado da sala para que as pessoas possam passar sem impedimentos.

10. Use materiais leves: sempre que possível, evite materiais pesados e tecidos que absorvem a luz e fazem com que o ambiente pareça pesado. Linho, voil, algodão, viscose, rendas, cetim, dentre outros, são exemplos perfeitos de materiais leves que podem manter o ambiente mais arejado, fresco e parecendo maior.

Dicas para fazer um cômodo parecer maiorFonte: Art Peychev.

11. Acima de tudo, mantenha os espaços simples: para viver em um espaço pequeno, é preciso saber editar. Quanto mais coisas você tiver em um quarto, mais confuso ele vai parecer. Evite acumular objetos ou cobrir todas as superfícies para que mesmo o maior espaço pareça amplo. Isso pode parecer um pouco rigoroso, mas vai te ajudar a ter mais qualidade de vida e cômodos muito mais espaçosos.

Deixe seu Comentário

Comentários