Utilizar a luz natural é muito importante. Afinal, essa é uma forma simples de economizar um pouco com eletricidade e deixar o ambiente mais confortável. Por isso, é muito válido conhecer algumas formas de maximizar a luz natural existente em sua casa.

Como maximizar a luz natural em casaFonte: Lourdes Gabriela Interiors.

Infelizmente, não há muito o que se possa fazer para aumentar a quantidade de luz solar que entra em sua casa, a menos que você está planejando uma grande reforma. Mas se você quiser aproveitar melhor essa luz, há algumas pequenas mudanças decorativas que podem ajudar. Conheça 5 formas de maximizar a luz natural existente em sua casa:

1. Instale espelhos: coloque um espelho em uma parede adjacente ou em frente a uma janela. Ele irá refletir a luz que entra, iluminando melhor o cômodo. Quando colocado adjacente a janela, o espelho fica parecendo ser mais uma janela, fazendo com que pareça que você tem mais de uma no mesmo espaço. Quando colocado em frente a janela, o espelho irá refletir a luz e a vista.

2. Tenha superfícies reflexivas: cerâmicas com acabamento brilhoso, pastilhas de vidro e outros revestimentos com brilho refletem melhor a luz que entra pela janela, dando a impressão de que o cômodo está mais iluminado. Existem revestimentos feitos de vidro e espelho que podem ser boas opções para banheiros, cozinhas e lavanderias ficarem mais bem iluminados.

Como maximizar a luz natural existente em sua casaFonte: Mahoney Architects & Interiors.

3. Deixe a luz entrar: evite cortinas pesadas ou com forro grosso. Além disso, vidros transparentes e sem detalhes são boas opções para deixar mais luz entrar em casa. Use cortinas translúcidas, que fornecem privacidade, mas ainda assim permitem que a luz incida sobre o espaço. Isso pode, inclusive, fazer com que o cômodo fique mais aconchegante.

4. Tenha tetos claros: usar cores claras para decorar a casa pode ajudar a tornar os ambientes mais bem iluminados. No entanto, se suas paredes são escuras e você não pretende mexer nelas tão cedo, tente manter o teto o mais claro possível. Pintar o teto de branco é uma boa opção para fazê-lo refletir ainda mais luz, tornando o espaço mais bem iluminado.

5. Mantenha tudo limpo: manter as janelas limpas faz com que ainda mais luz entre nos cômodos. Não se esqueça de manter espelhos e superfícies reflexivas sempre limpas também, pois isso ajudará com que a reflexão da luz seja melhor. E, claro, não se esqueça de luminárias e lâmpadas, que ajudam a complementar a iluminação natural que incide sobre a casa e ainda decoram os espaços.

5 formas de maximizar a luz natural existente em sua casaFonte: Last Detail Interior Design.

E você, o que mais faz na sua casa para maximizar a luz a luz natural e deixar os cômodos mais bonitos e bem iluminados?

Deixe seu Comentário

Comentários