A sala de estar é, indiscutivelmente, um local em que passamos muito tempo quando estamos em casa. Por isso, é normal querer ter um cômodo convidativo, confortável e personalizado. Mas, se parece que ela está meio sem graça: confira 5 melhorias rápidas para personalizar a sala de estar:

Melhorias rápidas para personalizar a sala de estarFonte: Houzz – CM Fresh Perspectives.

1. Atualizar a iluminação

Todos sabemos que a iluminação é um dos elementos mais importantes em qualquer cômodo, especialmente quando pensamos em dar mais personalidade ao espaço. Por isso, um mudança rápida que ajuda a deixar a sala mais especial é mudar os lustres, utilizando no lugar peças mais modernas e atraentes.

Outra opção é não mexer na iluminação do teto, mas utilizar luminárias de pé e abajures para complementar as luzes já existentes, criando um espaço mais intimista e até um cantinho de leitura. Você verá que isso não ocupará muito do seu tempo e ainda dará muito mais charme e personalidade ao espaço.

2. Usar tinta para redefinir os espaços

Nada muda tanto um ambiente quanto uma nova pintura pintura. Mas, se o tempo e a despesa de pintar novamente o cômodo por completo não está nos seus planos, use a tinta somente em uma parede ou espaço da sala. Pense em como você pode usar tinta para chamar a atenção para as melhores características de sua casa melhor ou talvez esconder aquelas que não são tão lisonjeiras.

Talvez pintar as portas também seja uma boa opção ou transformar o teto liso em listrado ou, ainda, pintar as paredes de dois tons imitando painéis de madeira, como nas casas de antigamente. Todas essas opções são fáceis e não vão gastar muito do seu tempo ou dinheiro.

5 melhorias rápidas para personalizar a sala de estarFonte: Houzz – ByBlye Interiors.

3. Adicionar uma poltrona antiga (ou qualquer outro móvel retrô)
Ter uma peça retrô na decoração da sua sala de estar pode dar muita personalidade ao cômodo, principalmente porque móveis antigos tendem a ter muitas histórias para contar. No entanto, busque por um móvel vintage que tenha a ver com a decoração da sua casa. Colocar um móvel retrô no ambiente só por colocar pode dar a sensação de que a peça está lá jogada e não tem nenhuma função.

Para encontrar algum que você goste, pode ser necessário muita pesquisa, idas a antiquários e até uma compra online. No entanto, o resultado vale bastante a pena e ter uma peça antiga e cheia de história é um diferencial muito bonito para um cômodo como uma sala de estar.

4. Troque as molduras das obras de arte
Espaços verdadeiramente pessoais sempre possuem obras de arte. E uma boa arte merece uma ótima moldura. Um segredo não muito compartilhado por designers e decoradores é que mesmo obras bem baratas podem parecer elegantes e luxuosas se usarmos as molduras certas.

Para não gastar muito, considere a compra de quadros pré-fabricados ou mande revelar algumas fotos em grandes formatos. Utilize belas molduras e pronto: você conseguirá um efeito bem bonito e interessante para sua sala de estar, deixando-a muito mais personalizada.

5 melhorias rápidas para personalizar a sala de estarFonte: Houzz – Atelier Interior Design.

5. Não ignore as janelas
Naturalmente, as janelas se tornam um ponto focal em qualquer sala, pois são uma combinação de luz e pintura, de certa forma. Se sua casa tiver uma bela vista, então vale a pena olhar pela janela. Portanto, evite usar cortinas muito pesadas, pois sua janela, por si só, parecerá uma bela tela encomendada sob medida para o ambiente.

Por outo lado, se a vista não for das melhores, vale a pena investir numa bela cortina ou persiana, que ajudaram a deixar o espaço mais bonito e aconchegante. O acessório ajudará a esconder algo que não é muito favorável, enquanto destaca o cômodo e o deixa mais receptivo para você, sua família e convidados.

Deixe seu Comentário

Comentários