A cozinha é o coração da casa. Por isso, ela precisa de muito espaço de armazenamento, beleza e funcionalidade. E, para conseguir todos esses efeitos, ter uma ilha na cozinha pode ser essencial. Afinal, as ilhas adicionam espaços extras, tornando o cômodo mais funcional.

Benefícios de ter uma ilha na cozinhaFonte: Houzz – Palmerston Design Consultants.

Se você deseja tonar sua cozinha mais versátil, bonita e funcional, veja 6 benefícios de ter uma ilha na cozinha:

1. Acrescenta uma nova área de armazenamento: se na sua cozinha está faltando lugar para guardar as coisas, uma ilha pode resolver o seu problema. Esse pode ser o local ideal para instalar mais algumas gavetas, prateleiras e armários. Quem precisa que instalar novas lixeiras de reciclagem, por exemplo, mas não tem espaço para isso, pode colocá-las embaixo da ilha. A área lateral da ilha pode ser o espaço que faltava para armazenar seu livro de culinária.

2. Acrescenta uma nova área para o preparo dos alimentos: nada pior do que sentir que não há espaço para preparar toda a comida que você gostaria para sua família e amigos. Uma ilha é o local extra ideal para quem não tem balcões suficientes para o preparo da comida e para colocar seus utensílios de cozinha. Assim, todas as vezes que você for cozinhar, não há necessidade de fazer uma enorme reorganização das superfícies do cômodo.

3. Acrescenta assentos extras: uma ilha de cozinha pode ser ótima para um jantar informal ou para as crianças fazerem seus lanches. Ter espaços extras para sentar na cozinha pode ser ótima opção para quem gosta de ter companhia na hora de cozinhar. Banquetas junto a ilha da cozinha também deixam o espaço mais despojado e parecendo uma área gourmet.

Ilha na cozinhaFonte: Houzz – Colin Cadle.

4. Acrescenta funcionalidade a cozinha: um ilha na cozinha pode melhorar muito a funcionalidade do espaço. Afinal, a ilha é um item muito versátil. Se você quer acrescentar uma ilha a cozinha, mas não deseja realizar trabalhos de construção, considere usar uma ilha móvel. Assim, quando você precisar da ilha é só puxá-la para o meio da cozinha. E, quando precisar de mais espaço, é só afastar a ilha ou encostá-la num canto. Uma ilha móvel pode ser ideal para cozinhas pequenas.

5. Facilita a mudança no layout da cozinha: se você já se cansou do layout da sua cozinha, acrescentar uma ilha pode ajudar a mudar o design do cômodo. Você pode, por exemplo, colocar a pia na ilha, instalar gavetas refrigeradas nela ou até ter um cooktop com forno elétrico neste novo espaço. Assim, você libera outros espaços da cozinha para armazenamento de objetos, por exemplo.

6. Acrescenta um detalhe diferente a decoração da cozinha: ter uma ilha na cozinha é a oportunidade perfeita para criar algo diferenciado neste cômodo. Se sua cozinha for toda branca, por exemplo, a ilha pode ser colorida. Outra opção é ter balcões contrastantes na ilha em relação aos outros da cozinha. Você também pode mandar revestir a ilha com pastilhas ou outro material colorido, para que ela torne-se um ponto focal.

6 benefícios de ter uma ilha na cozinhaFonte: Houzz – Auhaus Architecture.

Se você achava que ter uma ilha na cozinha é apenas um luxo, agora você tem razões legítimas para instalar uma na sua cozinha. De armazenamento a assentos adicionais, qualquer casa, de qualquer tamanho, vai ficar muito mais funcional e versátil com a adição de uma ilha na cozinha. Além disso, vale lembrar que reformas bem feitas na cozinha adicionam valor ao imóvel como um todo.

Deixe seu Comentário

Comentários