Nada supera a facilidade de se servir em um buffet, especialmente quando você tem muitos convidados. Essa pode não ser a forma mais chique ou elegante de se servir uma refeição, mas é bastante funcional e apreciada no mundo inteiro. Se você vai receber a família e os amigos neste final de ano, confira essas 6 dicas para criar mesas de buffet perfeitas para qualquer evento:

Como criar uma mesa de buffetFonte: Pinterest.

1. Coloque alguns pratos na mesa de jantar e outros no buffet: a regra geral diz que qualquer coisa grande e quente deve ficar na mesa de buffet, assim como o peru, a torta de bacalhau e seus acompanhamentos. Já condimentos, temperos, molhos e até a farofa podem ficar na mesa de jantar, para que os convidados possam adicioná-los aos seus pratos com facilidade.

Colocar os pratos grandes e quentes no buffet também pode deixar a mesa de jantas mais segura, pois evita que as pessoas esbarrem neles e se queimem quando estiverem jantando.

2. Separe a louça e os talheres que irá usar com antecedência: não corra o risco de ficar sem pratos para servir a refeição. Em vez disso, tire um tempo alguns dias antes do evento para fazer um levantamento do número de convidados que você tem e da quantidade de louça e talheres que irá precisar. Dessa forma, se não for suficiente, ainda dá tempo de providenciar louças extras.

3. Coloque bebidas em uma mesa separada: isso torna mais fácil para seus convidados se levantar e pegar uma bebida a qualquer momento durante a refeição. Ao colocar as bebidas e os copos em uma mesa separada da comida, evita-se tumulto entre as pessoas que estão se servindo e aquelas que desejam um novo drink.

Mesa de bebidas para festasFonte: Pinterest.

4. Determine o fluxo do buffet: antes das pessoas começarem a se servir, determine o fluxo do buffet. Geralmente, os pratos marcam o início do buffet e uma boa ideia é colocar saladas e pratos frios antes do pratos quentes, como num self-service de verdade. Em seguida, coloca-se as guarnições e, por último, as proteínas. Certifique-se de que há utensílios suficientes para que as pessoas possam se servir ao longo do buffet.

Ao final do jantar, é hora da sobremesa. Você pode tirar o que está no buffet e colocar as sobremesas lá ou limpar a mesa e colocá-las no centro dela, o que pode ser uma opção melhor, pois os convidados já estarão sentados e não precisarão se deslocar para se servir novamente. No entanto, se a mesa for pequena para a quantidade de sobremesas, então é melhor servir como buffet.

5. Não se esqueça dos apoios para pratos: pratos quentes, mesmo os de jantar, podem danificar a superfície da mesa. Por isso, providencie apoios para os pratos, como sousplat ou jogos americanos de material mais firme grosso. Isso vai ajudar a evitar qualquer dano que o calor da comida e da louça possa causar à sua mesa.

Não se esqueça também dos apoios para copos, principalmente se não for usar toalha de mesa. Afinal, a umidade que escorre dos copos gelados também pode manchar a mesa.

6 dicas para criar mesas de buffet perfeitas para qualquer eventoFonte: Simply Remarkable.

6. Coloque nomes nos pratos que serão servidos: seus convidados provavelmente estarão familiarizados com os pratos clássicos que são servidos em festas de fim de ano, como peru assado e bacalhoada, por exemplo. Ainda assim, pode ser importante rotular tudo no caso de alguém ter restrições alimentares, principalmente se houverem pratos novos, que nunca foram preparados para a ocasião.

Dessa forma, seus convidados saberão o que está sendo servido com muito mais facilidade e não vão precisar ficar perguntando as particularidades de cada comida.

Deixe seu Comentário

Comentários