Como tudo na hora de escolher a decoração para casa, parecem haver infinitas opções quando se trata de escolher um sofá. Você pode pensar que sabe exatamente o que deseja, mas quando entra em uma loja ou navega na internet, os estilos, formas e cores acabam te fazendo mudar do opinião. Veja 6 dicas para escolher o sofá perfeito e não ter nenhum arrependimento depois:

Como escolher o sofáFonte: Houzz – Design Loves Detall.

1. Considere primeiro o tamanho: se você tem uma sala de estar grande, é possível escolher um sofá maior, inclusive retrátil ou de quina. Já para salas pequenas, é preciso levar em conta exatamente o espaço disponível e, ainda, quais outros móveis serão adicionados ao cômodo.

Você quer incluir outros poltronas ou cadeiras? Você quer uma mesa de centro? Se este for o caso, um sofá simples ou com chase provavelmente o se ajuste melhor. Em salas menores, qualquer sofá acaba se tornando o centro das atenções, por isso é importante escolher algo prático, mas que também tenha um belo design e complemente o resto do espaço.

2. Pense na funcionalidade do sofá: uma organização de sucesso começa com a análise do seu estilo de vida. Quem gosta de passar horas em frente a televisão deve dar preferência a um sofá confortável e espaçoso com formas arrendondadas e, se possível, com chase. Já se o espaço é mais para receber pessoas para um bate papo, um jogo de sofás em torno de uma mesa de centro pode ser melhor.

Já quem recebe muitos hóspedes pode precisar substituir o sofá tradicional por um sofá cama. E se sua família usa a sala para relaxar e ler, cercar o sofá com mesas de apoio e almofadas cria várias áreas de estar que podem ser apreciadas individualmente ou em grupo.

6 dicas para escolher o sofá perfeitoFonte: Houzz – Ales Maguire.

3. Determinar qual formato de sofá atende melhor o cômodo: agora que você já determinou os principais usos do sofá, é hora de escolher o formado. Um sofá em L é ótimo para áreas abertas que precisam ser divididas, como, por exemplo, separar a sala de estar da sala de jantar.

Já um sofá com chase pode proporcionar o lugar perfeito para relaxar e ver televisão, assim como um sofá retrátil, que pode ser estendido somente quando estiver sendo usado. É claro que o sofá tradicional também tem lugar reservado nas salas de muitas casas, principalmente aqueles confortáveis e espaçosos, que decoram com muito estilo.

4. Pesquise sobre os materiais do estofado: qual será o melhor para você? A estética é importante, mas a funcionalidade é fundamental quando se trata de escolher o material do seu sofá. Muita gente acha lindo sofás de camurça ou com estofado branco. No entanto, essas podem não ser boas escolhas. Afinal, esses materiais não são muito resistentes e tendem a sujar com facilidade.

O couro, principalmente em cores mais escuras, é bem versátil e apresenta grande durabilidade, além de ser fácil de limpar. No entanto, sofás de couro costumam custar caro e necessitam de cuidados especiais para não ressecar.

Dicas para escolher o sofáFonte: Houzz – Holme Tree Bespoke Furniture.

Tecidos tradicionalmente usados para forrar sofás, como suede, penna e chenille podem ser opções melhores pois apresentam um boa durabilidade. Além disso, quando você resolver reformar o móvel, ele não custará muito para ser reestofado.

5. Escolha um móvel com estilo que complementa sua casa: pode ser um pouco difícil imprimir seu estilo pessoal em casa. Use seu instinto para te ajudar a escolher o melhor sofá, pois assim fica mais fácil combinar este móvel com os outros que estão no ambiente.

Se o seu estilo é elegante e moderno, escolha algo que reflete isso em linhas limpas e cores dramáticas. Se a sua casa é uma mistura eclética de cores e desenhos, um sofá que combine vários estilos, como um sofá vintage reestofado em um tecido colorido, poderia ser uma opção melhor. Se o seu estilo é um pouco mais tradicional, um sofá classicamente estruturado em um tecido durável e neutro vai combinar bem com várias cores e complementar a sala.

6. Escolha uma cor: brilhante, estampado ou neutro? Não tenha muitos receios em escolher uma peça que se destaque pois o sofá geralmente é a estrela principal da sala. Ele pode deixar a casa mais aconchegante imediatamente e transformar a sensação que a sala passa.

Como escolher um sofá perfeitoFonte: Houzz – Andrew Snow.

Se você não está confiante para experimentar cores e padronagens mais ousadas no seu sofá, você sempre pode em um sofá em tom neutro, como bege ou marrom. Para dar mais vida ao móvel, acrescente uma manta colorida, que pode ser trocada sempre, deixando sua sala com um visual novo a cada semana.

Deixe seu Comentário

Comentários