Quem tem tapetes em casa sabe como eles podem ficar sujos rapidamente. Ter vários tapetes espalhados por toda a residência é lindo, mas exige uma dose diária de cuidados e tarefas de limpeza para mantê-los com uma boa aparência por mais tempo. Veja 7 hábitos para manter seus tapetes limpos sempre:

7 hábitos para manter seus tapetes limpos sempreFonte: Pixabay.

Use capachos em todas as entradas: uma maneira de proteger seus tapetes é colocar capachos em todas as entradas da casa. Assim, todo mundo que chega pode limpar os sapatos no capacho antes de entrar em casa. Isso pode ser especialmente importante em dias de chuva, quando passamos por vários locais molhados e podemos até sujar os sapatos com lama.

Limpe imediatamente todas as manchas: quanto mais tempo você espera para lidar com derramamentos, mais difícil será para limpá-los mais tarde e mais danos eles tendem a causar no tapete. Para se certificar de que seus tapetes vão durar muito tempo e ficar limpos o máximo possível, é importante ser exigente quanto a sua limpeza. E lembre-se que diferentes materiais e tipos de manchas exigem diferentes métodos de limpeza.

Sempre tire os sapatos ao entrar em casa: ao entrar em casa com o sapato que usamos na rua, acabamos levando para o ambiente interno várias sujeiras e detritos, que sujam a casa e podem se acumular nos tapetes. Por isso, crie uma regra básica de que todos devem tirar os sapatos ao entrar em casa. Além disso, todos devem ter um par de chinelos para ser usado exclusivamente dentro de casa. Também vale a pena ter chinelos extras para as visitas.

Como deixar o tapete limpo sempreFonte: The Molas.

Invista em um bom aspirador de pó: muita gente pensa que qualquer aspirador de pó vai ajudar a manter a casa limpa. No entanto, isso não é verdade, principalmente quando você usa o acessório com muita frequência. Afinal, aspirar a casa regularmente é uma das maneiras mais simples de cuidar dos tapetes, e você deve ter certeza que o seu aspirador é o melhor para este tipo de trabalho.

Aspire os tapetes ao menos duas vezes por semana: esse trabalho deve ser feito com a maior frequência possível. Além disso, quanto maior o tráfego sobre o tapete, mais atenção deve-se dar a sua aspiração, pois mesmo que não aparente, um tapete que é mais usado ficará mais sujo. Passe o aspirador em todas as direções para obter a melhor limpeza possível. Se você não tem tempo de dar este tratamento especial aos seus tapetes, considere comprar um aspirador automático.

Limpe os tapetes corretamente: além da aspiração e da retirada de manchas, há muitas maneiras de deixar o tapete limpo e com uma aparência e cheiro bem melhor. O ideal é observar as instruções de limpeza dos fabricantes para que você não estrague os tapetes. Existem diferentes materiais utilizados na confecção de tapetes e suas particularidades devem ser respeitadas durante todo tipo de limpeza ou manutenção realizada nas peças.

7 hábitos para manter seus tapetes limpos sempreFonte: Carpet Cleaning Ofallon.

Chame um profissional para realizar uma limpeza anual nos tapetes: a limpeza doméstica ajuda a manter os tapetes mais limpos, mas nem sempre é possível retirar as impurezas mais profundas, assim como manchas antigas. Por isso, chame um profissional para realizar a limpeza anual dos tapetes. Uma vez por ano é o mínimo e essa periodicidade vai depender do cuidado que você tem com a peça e também das indicações do fabricante.

Também é possível alugar máquinas para realizar a limpeza de tapetes se você prefere fazer essa manutenção; no entanto, é preciso saber o que se esta fazendo para não danificar os materiais. Há tapetes que podem ser lavados numa máquina de lavar comum. Já outros devem ser lavados a seco. Por isso, a ajuda de um profissional pode ser fundamental.

Deixe seu Comentário

Comentários