Se você ou alguém da sua família sofre de alergias, mesmo a mais simples rotina diária pode ser uma luta. Nada é fácil quando você sofre de asma ou mal consegue recuperar o fôlego entre espirros. Veja como minimizar os alérgenos em casa sem tornar a situação ainda pior. Confira essa lista com 8 dicas de limpeza e decoração para ajudar pessoas alérgicas:

1. Faça do quarto uma zona livre de alérgenos: você deve concentrar seus principais esforços de limpeza nessa área da casa, usada para dormir. Afinal, já é cientificamente comprovado que noites mal dormidas podem fazer com que a imunidade caia, aumentando a incidência das crises alérgicas.

8 dicas de limpeza e decoração para ajudar pessoas alérgicasFonte: Da Hora Arquitetura e Interiores.

Uma boa dica da Fundação Contra Asma e Alergia da América é lavar a roupa de cama (incluindo cobertores) semanalmente em água quente. Usar capas antiácaro e antifungos em travesseiros e colchões também é uma ótima forma de manter os alérgenos longe. Troque as cortinas longas e pesadas de tecido por persianas ou cortinas de rolo, que são muito mais fáceis de limpar.

Também é importante fazer uma limpeza completa no cômodo pelo menos uma vez por semana, passando o aspirados no piso, trocando as roupas de cama, tirando todo o pó que se acumula sobre os móveis e finalizando com um pano úmido para que toda a sujeira seja retirada.

2. Se possível, se desfaça de todas as cortinas e tapetes da casa: e qualquer material que pode abrigar ácaros e poeira. E o que não pode ser facilmente lavado em água quente é uma potencial mina de alérgenos.

Cortinas e tapetes, principalmente os grande e pesados, são mais difíceis de limpar e podem acabar acumulando muita sujeira. Tapetes pequenos, que podem ser lavados em água quente ou a seco regularmente, são melhores opções. Nas janelas, considere usar persianas ou cortinas de rolo em vez de cortinas tradicionais. E, se a privacidade não é uma preocupação para você, basta não usar nada.

Dicas para limpar a casaFonte: Da Hora Arquitetura e Interiores.

3. Limpe sem remexer a poeira: a limpeza regular é uma das melhores maneiras de manter alérgenos sob controle em casa. Mas, as vezes, até mesmo o ato de limpar em si pode causar alergias. Por isso, o ideal é limpar sem remexer a poeira.

Use um pano úmido para retirar a poeira dos móveis e objetos ao invés de um espanador. O aspirados de pó também será seu grande aliado, pois ele suga a poeira sem fazer com que ela levante. E, para retirar qualquer partícula que ainda tinha ficado no chão, um pano umedecido com água e o material de limpeza adequado para seu piso pode dar um ótimo acabamento.

4. Reduza a quantidade de coisas espalhadas pela casa: quanto menos houver para limpar, mais provável que o trabalho de limpeza seja mais bem feito e que o resultado dure mais tempo. Se você gosta de coleções, tente encontrar lugares para armazená-las onde elas ficarão protegidas da poeira, como estantes e cristaleiras com portas de vidro, por exemplo.

5. Escolha estofados laváveis ou em couro: grandes peças estofadas podem ser o lar de populações de ácaros. Por isso, mantê-las limpas pode ser essencial para ajudar quem sofre de alergias. Móveis de couro são ideais porque podes ser facilmente limpos. No entanto, eles podem ser bem caros.

Limpeza e decoração para pessoas alérgicasFonte: Da Hora Arquitetura e Interiores.

Por isso, escolher estofados laváveis podem ser a melhor opção. Assim, periodicamente, é só retirar as capas dos estofados e lavar na máquina em casa ou a seco em lavanderias. A lavagem com água quente é essencial, pois mata os ácaros e deixa os estofados bem limpos.

6. Limite o acesso do seu animal de estimação na casa: se você compartilha sua casa com um amigo peludo, considere definir alguns limites quando se trata de acesso. Seu pet pode não gostar disso, mas mantê-lo fora do quarto pode ajudar a deixar o cômodo mais limpo por mais tempo.

7. Em caso de alergias severas, use uma máscara ao limpar a casa: quanto pior as alergias, mais limpa a casa deve ser mantida. No entanto, há épocas em que as alergias realmente atacam e sua melhor amiga será uma máscara cirúrgica. Ela vai ajudar a deixar a poeira e os ácaros do lado de fora do seus sistema respiratório enquanto você limpa a casa.

8. Obter ajuda externa: se você não tem tempo para ficar limpando, pode valer a pena encaixar um serviço de faxina profissional no orçamento da casa. Lembre-se de explicar o problema das alergias para a pessoa que fará a faxina, enfatizando o quanto a limpeza deve ser minuciosa.

Deixe seu Comentário

Comentários