Funcionalidade, inovação e simplicidade são, indiscutivelmente, os pilares do design japonês. E, se você quer ter um pouco desse visual oriental na sua própria residência, confira 8 ideias de design de casas japonesas para usar na sua:

Design de casa japonesaFonte: John Lum Architecture.

1. Opte por cômodos claros e bem iluminados: a decoração minimalista e a utilização de madeiras claras e superfícies brancas são muito populares nas casas japonesas. E a combinação destes elementos contribui para criar uma aparência de serenidade nestas residências.

As madeiras claras, tais como o bordo ou o hinoki, contribuem bastante com a iluminação do cômodo. Combine a madeira clara com uma pintura branca e limpa, assim como superfícies livres e organizadas, que você conseguirá criar esse clima de tranquilidade tão caro ao design de interiores japonês.

2. Celebre o espaço vazio: quem realmente quer levar a sensibilidade do design japonês para dentro de casa terá que aprender a gostar e celebrar os espaços vazios. Áreas livres de móveis e objetos nos dão espaço para respirar e relaxar, sem que nossas mentes acabem se distraindo com o que há no entorno.

A utilização de espaços vazios empregado no design tradicional japonês é um lembrete de que também é possível apreciar áreas não preenchidas. Afinal, elas ajudam a atingir o equilíbrio da casa. A próxima vez que você estiver pensando em preencher um espaço vazio da residência, respire fundo e considere se isso é realmente necessário.

Design inspirado em casas japonesasFonte: Fraher Architects.

3. Use objetos artesanais: outra razão do vazio ser visto como algo positivo é que ele fornece espaço para apreciar detalhes e artesanatos. A cultura japonesa ainda é fortemente influenciada pelo shokunin katagi (“espírito do artesão”), com foco no detalhe e beleza estética. Até mesmo as marmitas japonesas, conhecidas como bento, são agradáveis aos olhos.

Embora possa ser difícil preencher sua casa apenas com bons exemplos de artesanatos, utilizar algumas peças selecionadas pode dar aos espaços um senso de individualidade. Procure peças de artesãos locais para dar personalidade e história na residência.

4. Crie um fluxo entre o interior e o exterior: um princípio fundamental do design japonês é criar um fluxo entre o que está fora e o que está dentro de casa, de forma que seja possível apreciar ambos. Os japoneses apreciam muito as mudanças das estações do ano, pois mesmo o que acontece fora de casa é considerado um elemento decorativo.

Portas deslizantes são um acessório comum, uma vez que permitem uma transição perfeita entre espaços. Shoji (elementos arquitetônicos tradicionais, que consistem em divisórias ou portas deslizantes de madeira preenchidas com papel translúcido) não só ajudam a manter um limite fluido entre os espaços, como também para proporcionar luz e manter a privacidade.

8 ideias de design de casas japonesas para usar na suaFonte: Feinmann Inc.

Claro que pode ser difícil conseguir shojis no Brasil. Portanto, você pode adaptar a ideia utilizando portas de correr de madeira ou metal combinadas com vidros translúcidos, por exemplo. Apesar de diferente, isso manterá bastante da estética japonesa.

5. Crie um recanto: outra maneira de construir um espaço pessoal, trazendo a natureza para a casa, é com um assento de janela que oferece um local para ler, refletir e abraçar o silêncio. Ter um recanto pode ser uma maneira maravilhosa de fazer uso de um espaço subutilizado.

Se o orçamento permitir, você pode investir em um assento embutido, por exemplo. Outra opção é simplesmente reservar um pequeno espaço ao lado de um grande vaso de plantas e adicionar uma luminária e uma poltrona ao espaço. Para ficar perfeito, complete com uma pequena mesa lateral, um tapete e uma almofada.

6. Decore com plantas: outra maneira de incorporar a natureza na vida diária é usando plantas nos interiores, tanto penduradas quanto em vasos. Se você tem um espaço adequado, criar uma parede viva pode ser realmente interessante. Todo esse verde vai te ajuda a se sentir mais tranquilo em todos os momentos.

8 ideias de design de casas japonesas para usar na suaFonte: Zulufish.

7. Não use sapatos em casa: o costume de não usar sapatos dentro de casa no Japão é bem famoso. Lá, a maioria das pessoas têm sapatos para usar na rua e chinelos para dentro de casa. Essa é uma maneira de manter a livre de sujeira, o que é bem importante no Japão, pois muitas vezes as mesas são muito próximas ao chão e as pessoas se sentam e deitam em tatames.

Para facilitar esse costume, tente deixar um banquinho ao lado da porta, assim como os sapatos de andar em casa. Antes de guardar os sapatos de sair, deixe-os tomando um ar para que eles não fiquem com mal cheiro.

8. Encontre um lugar para usar bambu: o bambu é um material que, muitas vezes, associamos ao estilo asiático. E no Japão as pessoas são tradicionalmente fãs dele. O bambu é enorme na natureza, mas pode ser uma ótima planta ornamental para se usar em casa, pois é facilmente encontrado em floriculturas.

Dentro de casa, o bambu também pode funcionar como um material decorativo. Incorporar persianas ou suportes para toalhas de bambu podem ser boas opções para ter o material em diferentes ambientes. Divisórias ou biombos de bambu funcionam bem para separar ambientes e ainda dão um toque de estilo japonês.

Deixe seu Comentário

Comentários