É sempre no verão que pensamos muito nele: o ar condicionado! Principalmente em locais mais quentes, ter um bom ar condicionado é fundamental para dias mais tranquilos e boas noites de sono. Mas por qual devemos optar? Ar condicionado tradicional ou portátil? Qual a melhor escolha?

Escolher um ar condicionado depende do poder aquisitivo de quem fará a compra, do tamanho do ambiente e das possibilidades de modificar os espaços. Quem mora em uma casa alugada e não pode fazer obras que mudem os cômodos pode optar por um ar condicionado portátil. Já em escritórios, o ar condicionado do tipo Split faz bastante sucesso.

Quem está querendo escolher um ar condicionado para ter um verão mais refrescante precisa estar atento as características de cada um dos aparelhos. Confira:

Ar condicionado tradicional ou de janela: são os modelos mais comuns e mais baratos. Quem prioriza o preço na hora da compra provavelmente irá optar por um desses. Sua instalação é simples de ser feita e muitas casa e apartamentos são entregues com a caixa para receber este tipo de parelho.

Ar Condicionado de JanelaFonte: Lowes.

No entanto, nem sempre eles são econômicos e alguns são bastante barulhentos (principalmente os mais antigos). Felizmente, os fabricantes de ar condicionados tradicionais têm tentado melhorar a comodidade de seus clientes criando aparelhos mais econômicos e com um nível de ruído aceitável, além de muitos já terem controle remoto.

Para cômodos não muito grandes e que já possuem a parede ou janela adaptada para este tipo de ar condicionado, pode valer a pena investir em um, pois a instalação é rápida e fácil de ser feita.

Ar condicionado Split: esse tipo de ar condicionado é dividido em duas partes, o condensador e o evaporador. O condensador fica do lado de fora da casa, enquanto o evaporador joga o ar frio no ambiente, garantindo o mínimo de ruído. Além disso, os fabricantes garantem que o Split é o modelo mais econômico de ar condicionado, o que tem agradado muita gente.

Ar condicionado splitFonte: Aircon 247.

Os splits tem tomado espaço dos ar condicionados tradicionais, principalmente em escritórios. Como o aparelho é instalado próximo ao teto ou embutido, dependendo do modelo, ele quase não aparece. Além disso, apara ambientes grandes, o Split se mostra realmente mais eficiente.

Muistos splits possuem termômetro embutido e filtros que ajudam na limpeza do ar, o que pode tornar o ambiente ainda mais agradável. Por outro lado, este aparelho tem um preço mais alto e possui instalação bastante complexa, o que encarece seu custo final.

Antes de comprar um Split, verifique se você possui espaço para a instalação do condensador. Muitos prédios proíbem modificações em sua fachada, o que impossibilita a utilização de aparelhos deste tipo.

Ar condicionado portátil: muita gente que mora em casas e apartamentos alugados vem aderindo a utilização deste tipo de ar condicionado. Isso porque, como seu próprio nome diz, ele é portátil e pode ser levado praticamente a qualquer lugar, sem a necessidade de uma instalação com quebra de parede e nova fiação.

Ar condicionado portátilFonte: Lowes.

O ar condicionado portátil ajuda a renovar o ar do ambiente, emite pouco ruído e possui controle remoto. Por outro lado, por mais “portátil” que ele seja, muitos pesam 30 kg ou mais. Por esse motivo, muitos vêm com rodinhas para que ele possa ser transportado pela casa, o que pode ocasionar alguns arranhões no piso. Outra característica do ar condicionado portátil é que ele te um tubo extensor que deve ser conectado a uma janela para escoamento da água.

Quem tem cômodos grandes ou sem janela provavelmente deve optar por outro tipo de ar condicionado. No entanto, para quem não pode instalar um aparelho na parede ou janela, esta é uma ótima saída para os dias quentes de verão, apesar do preço um pouco elevado.

Agora que você já conhece as principais características de cada tipo de aparelho de ar condicionado, é bem mais fácil tomar uma decisão!

Deixe seu Comentário

Comentários