Árvore de Natal

Todo mundo adora uma árvore de Natal, pois ela é o símbolo máximo dessa época de alegria e confraternização. Entretanto, não é todo mundo que pode ter um enorme pinheiro decorado em casa. Mesmo assim, para quem não quer abrir mão de ter uma árvore de Natal, existem várias soluções criativas hoje em dia.

Árvore de NatalFonte: Houzz – Kerrie L. Kelly.

A árvore de Natal tem origem em cultos pagãos a diferentes deuses. Os egípcios associavam o cedro a Osíris, deus da morte e da vegetação. Já os gregos ligavam o loureiro a Apolo, deus do pastoreio, o abeto a Átis, filho de uma deusa da natureza, e a azinheira a Zeus, deus do trovão e da chuva. Os germânicos colocavam presente para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin, principal deus da mitologia nórdica.

Entretanto, foi no início do século XVIII que o monge beneditino São Bonifácio tentou associar os mitos pagãos a religião católica. O formato triangular do pinheiro foi ligado à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus Cristo. Assim, “nascia” a tradição da árvore de Natal, que começou a se difundir pelo mundo no século XIX e hoje é uma tradição adorada por todos.

Árvore de Natal TradicionalFonte: Houzz – Lisa Gabrielson Design.

Não existe um dia certo de montar a árvore de Natal, mas no Brasil a data mais comum é no domingo mais próximo do dia 30 de novembro, que marca o início do Advento. Já o dia 6 de janeiro, em que se comemora o Dia de Reis, marca a data em que a árvore deve ser desmontada.

Claro que, se você gosta de árvore de Natal, mas não quer usar o pinheiro verde tradicional, com bolas coloridas penduradas, existem várias soluções interessantes! Basta um pouquinho de imaginação e esforço para conseguir um resultado belo e surpreendente.

Árvore de Natal de PapelFonte: Instagram – Amuse Studio.

Que tal uma árvore de Natal de papel? Utilizando papéis de presente e cartolina, você pode fazer uma do tamanho que quiser! Ela também pode ser usada para decorar a mesa da ceia. Gostou?

Árvore de Natal de MadeiraFonte: Houzz – Louise de Miranda.

Ou quem sabe uma árvore de Natal de madeira? Ela não ocupa muito espaço e é super fácil de ser guardada depois das festas! Curtiu?

Veja a seguir algumas ideias simples que você também pode executar sem muito esforço!

Árvore de Natal de GalhoUma árvore de Natal com um galho. Fonte: Houzz – Atypical Type A.

Árvore de Natal de ChapéusUma árvore de Natal de chapéus! Fonte: Houzz- Julie Ranee.

Árvore de Natal de AdesivosÁrvore de Natal adesivada. Fonte: Instagram – Paola Azevedo.

Árvore de Natal de RolhasÁrvore de Natal de rolhas. Fonte: Instagram – Etsy.

Deixe seu Comentário

Comentários