Passar por uma reforma nunca é fácil. Sempre temos um monte de ideias e dúvidas, não sabemos bem o que fazer nem por onde começar. Mas existem várias vantagens de reformar a cozinha e, muitas vezes, vale a pena encarar a reforma para aumentar o valor do imóvel.

As vantagens de reformar a cozinhaFonte: Arquitetude.

Talvez a maior vantagem de reformar a cozinha seja mesmo o aumento do valor da sua casa. Quando se trata de agregar valor a um imóvel, arquitetos e designers são quase unânimes em dizer que vale a pena começar pela cozinha (o banheiro está em segundo lugar).

Você vai ver que, na maioria dos casos, isso realmente acontece. Mas tudo depende muito da qualidade do serviço feito e do material utilizado. Se ao realizar o projeto de reforma da cozinha você não levou em conta a qualidade dos revestimentos ou o mobiliário utilizado, escolhendo somente devido ao preço do material, então o tiro pode sair pela culatra.

Os avaliadores de imóveis levam muito em conta a qualidade dos materiais utilizados, assim como a qualidade do acabamento da obra. Portanto, se você quer aumentar o valor do seu imóvel reformando a cozinha, prepare-se para realmente investir na obra. Uma cozinha mal feita pode até desvalorizar uma casa.

Outra vantagem de reformar a cozinha é o fato de que você vai, essencialmente, acabar com uma cozinha novinha em folha. Mesmo pequenas reformas, localizadas em apenas uma área delimitada da cozinha, podem ajudar a tornar o espaço mais bonito e funcional. A troca de balcões ou a simples mudança da cor dos armários pode fazer uma enorme diferença.

Por que reformar a cozinhaFonte: Casa3 Arquitetura.

Uma outra vantagem em realizar uma reforma na cozinha é poder adicionar tudo o que você considera essencial nela. Ou seja, o espaço não ficará só bonito e funcional, como também personalizado, principalmente se você for criar uma cozinha do zero, com todos os itens obrigatórios e opcionais que você desejar.

Você também pode decidir exatamente como gostaria que cada cantinho da sua cozinha ficasse. Se você deseja mudar a pia de lugar, ter uma ilha e instalar móveis sob medida, uma reforma completa do espaço ajudará não só a adicionar esses itens ao cômodo, como também deixar tudo conforme você sempre sonhou.

Além de decidir se você vai ou não fazer uma reforma na cozinha, você também pode decidir que tipo de mudanças serão feitas. Se você precisa de apenas alguns reparos cosméticos, sua obra será rápida e barata. Já se você pretende demolir a cozinha e construir outra, a obra será muito maior, o prazo de entrega bem mais longo e os custos podem ser altos.

Se você não tem o tempo ou a habilidade necessária para reformar sua própria cozinha, você precisará contratar um time de profissionais para te ajudar. Na verdade, de acordo com a legislação brasileira que rege obras e reformas, é obrigatório ter um arquiteto responsável pelo projeto, principalmente se forem ser feitas mudanças estruturais, além de autorização da prefeitura.

As vantagens de reformar a cozinhaFonte: Da Hora Arquitetura e Interiores.

Afinal, somente um arquiteto tem a competência para fazer todos os cálculos necessários para que uma obra estrutural seja executada com segurança. O descumprimento da lei pode levar ao embargo da obra, o que gerará muitas despesas e também fará com que a obra não seja cumprida no prazo certo, causando muito transtorno.

Embora haja uma série de vantagens ao reformar a cozinha, há também algumas desvantagens. A maior delas é que reformas tendem a ser longas e requerem muito dinheiro. No entanto, se você já cansou de sonhar com a cozinha dos sonhos e chegou a conclusão de que é hora de colocar os planos em prática, encarar uma reforma nem será assim tão doloroso.

Deixe seu Comentário

Comentários