Que tal se sentir como um chef profissional? Adotando algumas características de cozinhas profissionais para usar na sua casa é possível conseguir esse efeito!

Cozinhas de restaurante são um sonho para quem gosta de cozinhar. Elas podem até não possuir um grande apelo visual, mas são práticas, com tudo a mão, e utilizam materiais super duráveis e fáceis de limpar, que aguentam bem horas de trabalho e ainda ajudam a manter o espaço mais organizado sempre.

Veja algumas características de cozinhas profissionais para usar na sua casa e comece agora mesmo a redecorar o espaço:

1. Tábua de corte profissional: um dos itens mais utilizados na cozinha profissional são as tábuas de corte. No entanto, as tábuas que usamos em casa tem pouca durabilidade. Adquirir uma tábua de corte profissional pode fazer uma grande diferença, pois ela não precisará de substituição durante muito tempo.

Como transformar sua cozinha em uma cozinha profissionalFonte: Houzz – Tim Clarke Design.

2. Prateleiras abertas: para manter tudo sempre a mão, as prateleiras abertas podem ser a melhor saída. Assim fica muito mais fácil ter todo tipo de utensílio sempre a mão. Mantenha nas prateleiras abertas os materiais que você mais usa, pois o uso contínuo faz com que eles não acumulem poeira ou resíduos.

3. Aço inoxidável: ele não mancha, suporta altas temperaturas e é muito higiênico. Afinal, as bactérias podem penetrar em superfícies porosas, mas não em aço inoxidável. Por isso é tão comum ver cozinhas profissionais constituídas basicamente de superfícies de aço inoxidável. O aspecto do aço inoxidável é limpo, profissional e vai te ajudar a se sentir como um chef profissional.

4. Azulejo de metrô branco: branco é uma cor bem comum para cozinhas, inclusive as profissionais. Por isso, os azulejos brancos são uma presença constante e os que imitam azulejos de metrô tem se popularizado muito no Brasil, uma influência direta de programas de decoração norte americanos. Eles são muito vistos em cozinhas profissionais e também podem decorar a rodabanca da sua cozinha.

5. Ganchos para utensílio: utilizar um varão com vários ganchos para utensílios ajuda a manter os principais objetos utilizados para cozinhar sempre a mão. Em uma cozinha que combina superfícies brancas com aço inoxidável, utilizar utensílios coloridos pode fazer uma grande diferença na decoração do espaço, sem perder o clima de profissionalismo, mas acrescentando personalidade ao local.

Características de cozinhas profissionais para usar na sua casaFonte: Houzz – Troy Spurlin Interiors.

6. Porta de serviço: que tal trocar a porta entre a cozinha e o resto da casa por uma que tenha janela redonda, como um restaurante. Esse é um item icônico, que nem é tão utilizado atualmente, mas lembra imediatamente a estética de um restaurante sempre que olhamos para ele.

7. Carrinho de cozinha com tampo de mármore: esta é uma peça robusta que trás contrastes para a cozinha. Os pés de aço inoxidável contrasta com o tampo de mármore deixando o espaço com uma aparência muito limpa. O mármore é uma ótima superfície para a preparação de massas e dá um ar elegante ao espaço.

8. Prateleiras comerciais: as prateleiras comerciais são ótimas opções para a construção de uma dispensa muito prática e fácil de limpar. Como as prateleiras são gradeadas, torna-se bem mais fácil localizar os itens na hora de preparo dos alimentos. Além disso, elas são resistentes e possuem o tamanho certo para abrigar itens grandes como caixas de cereais, por exemplo.

9. Uma grande coifa: é claro que a coifa deve ser proporcional ao seu fogão, para não haver desperdício. Mas as coifas grandes, principalmente as de inox, têm um visual muito mais industrial, que é o que encontramos nas cozinhas profissionais.

Características de cozinhas profissionais para usar na sua casaFonte: Houzz – Solid Form Fabrication.

10. Torneira com bico móvel: um grande cozinheiro sempre tem um monte de grandes utensílios para limpar. A torneira com bico móvel é fácil de usar e proporciona uma ajuda enorme para a limpeza da louça, principalmente as panelas.

11. Pia utilitária comercial: é claro que se você terá uma torneira profissional necessita de uma pia profissional. Isso porque se você pretende realmente cozinhar para várias pessoas e com panelas grandes, uma pia comum provavelmente irá te atrapalhar. As pias utilitárias profissionais costumam ter cuba dupla, o que também ajuda muito na arrumação da cozinha.

12. Geladeira com porta dupla: as geladeiras com portas duplas se popularizaram muito nos últimos anos, principalmente devido a seu uso em programas de culinária. Elas são práticas, pois numa das portas encontramos produtos resfriados e na outra os produtos congelados. Para um visual de cozinha profissional, dê preferências as geladeiras com portas duplas com acabamento em inox.

Deixe seu Comentário

Comentários