A cortina do chuveiro é, muitas vezes, o ponto focal de um banheiro. Por isso, ela existe em grande variedade de materiais, estampas e estilos, disponíveis para complementar o design do seu cômodo. Elas variam, desde designs elegantes e simples até cores e padrões originais e únicos.

Como escolher a cortina para o chuveiroFonte: Houzz – Cushman Design Group.

Muitas vezes, substituir a cortina do chuveiro é a maneira mais fácil e mais barata para redecorar o banheiro. Basta escolha uma nova cor ou estampa que combine com o resto do cômodo e pronto!

Dicas de como escolher a cortina do chuveiro

As opções de cortinas para o chuveiro são abundantes. É possível encontrar cortinas de todos os estilos, desde os mais tradicionais aos mais contemporâneos. É possível também escolher o varão e os passadores da cortina. Estes detalhes cooperam bastante com a aparência geral do banheiro e são baratos.

Os materiais mais comuns utilizados em cortinas de chuveiro são superfícies impermeáveis que incluem nylon, plásticos, vinil ou materiais revestidos de PVC. É importante escolher matérias à prova de água para que a água não degrade a cortina rapidamente.

No entanto, há também a opção de utilizar uma cortina de material que não seja a prova d’água com um forro impermeável. Isto lhe criará a aparência desejada com a proteção necessária ao cômodo.

É possível fazer uma cortina para chuveiro personalizada?

Se você tiver problemas em encontrar uma cortina no estilo que você deseja, é possível fazer uma personalizada. Basta ter as medidas certas do seu chuveiro. A tarefa não é difícil, mas, para quem nunca costurou, procurar ajuda profissional pode ser fundamental.

Cortina personalizadaFonte: Houzz – REFINED LLC.

Basta ir a uma loja de tecidos e armarinho que é possível arranjar todo o material necessário. Se você encontrar um tecido do seu agrado que seja impermeável, então nem é preciso colocar forro na cortina.

Como lavar a cortina do chuveiro

O mofo pode ser um problema em todo o banheiro, e a cortina do chuveiro não foge disso. Mofo cresce em ambientes úmidos e quentes, como o seu chuveiro, e pode desencadear sintomas de alergia e asma.

Além disso, as bactérias podem crescer numa cortina de chuveiro sujo sem que vejamos a olho nu e isso pode ser perigoso para pessoas com problemas respiratórios, crianças ou idosos. Manter a cortina do chuveiro limpa é a melhor maneira de prevenir a doença.

Para a cortina do chuveiro ficar limpa não há grandes mistérios: colocá-la de molho na água sanitária já ajuda a resolver o problema. No entanto, dependendo do material da cortina, a água sanitária pode manchá-la. O ideal é guardar as instruções de limpeza da cortina do chuveiro, pois essa limpeza deve ser regular e constante.

Algumas cortinas podem ser lavadas na máquina de lavar roupa, outras não. Use água morna, produtos antibactericidas e não se esqueça de deixar a cortina secando ao sol, pois ele também ajuda a acabar com mofo e bactérias.

Como limpar a cortina do chuveiroFonte: Houzz – Landing Design.

Depois de ter removido toda a sujeira, é importante para evitar que ela volta a se acumular. Duas dicas simples podem ajuda a manter o mofo fora do seu banheiro:

– Verifique se o seu banheiro está bem ventilado. Abra um pouco a báscula ou utilize o respiradouro quando você for tomar banho.

– Depois de lavar a cortina do chuveiro, mergulhe-a em água salgada antes da secagem. A água salgada vai criar uma película que ajuda a prevenir o crescimento de fungos no futuro.

Deixe seu Comentário

Comentários