A maneira mais fácil e barata de mudar o design da sala de estar é reorganizar os móveis que você já possui. A organização do mobiliário pode ser uma tarefa difícil, independente do tamanho do cômodo. Se você preferia deixar essa tarefa para profissionais, então confira nossas dicas que como escolher o local certo para os móveis na sala de estar.

Organização do mobiliárioFonte: Casa3 Arquitetura.

A sala deve ter um visual equilibrado. Os móveis devem ser colocados de uma forma que seja agradável aos olhos e facilite a circulação. Se todas as peças de mobiliário utilizadas na decoração da sala de estar tiverem uma aparência pesada, então é provável que o visual não fique tão agradável.

Por outro lado, se você espalhar o mobiliário ao acaso por todo o cômodo, a sala pode acabar com uma aparência confusa e desconexa, mesmo se a quantidade de móveis for pequena. Portanto, pense bem sobre o tamanho da sua sala em relação e a quantidade de móveis necessária para tornar o cômodo mais equilibrado.

Você pode distribuir o mobiliário utilizando o centro de entretenimento como ponto de partida, organizando os assentos confortavelmente em torno dele. O sofá pode ficar encostado em uma parede, com uma pequena mesa lateral de apoio ou uma mesa de centro estrategicamente posicionada para usar como apoio para os pés.

Outra opção é usar o sofá como ponto focal para a sua sala de estar. Colocando o sofá contra a parede mais longa do ambiente, é possível decorar em torno dele, utilizando alguns acessórios coloridos e inusitados, como quadros, mesas laterais e luminárias. Assim, retira-se um pouco o foco da televisão, tornando o espaço do sofá o verdadeiro destaque da sala.

Como escolher e onde colocar os móveis da salaFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Uma outra alternativa é colocar o sofá longe da parede, criando um pequeno corredor. Se você gostou dessa ideia, saiba que o espaço entre o sofá e a parede deve ser de 90 centímetros para garantir uma circulação confortável.

Falando em circulação, é importante que a posição dos móveis também leve em consideração a passagem das pessoas. Por exemplo, se há duas portas na sala, você pode querer colocar os móveis de forma que eles não atrapalhem as entradas e também que as pessoas consigam passar por eles sem, necessariamente, precisarem andar pelo meio da sala.

Se há apenas uma porta no cômodo, não bloqueie o fluxo com uma mesa grande ou colocando um sofá no caminho. Certifique-se de que os móveis estão posicionados de forma a permitir fácil acesso diretamente para o sofá e poltronas, mas que a porta também está completamente desobstruída.

Salas de estar grandes também podem funcionar bem quando divididas em duas áreas. Por exemplo, é possível criar uma área social e centro de entretenimento ou, ainda, uma sala de estar e de jantar. A divisão entre os espaços deve ser feita de forma fluida e natural, mostrando que o espaço, apesar de dividido, integra-se bem.

Como escolher o local para os móveis na sala de estarFonte: Arquitetude.

Quando for escolher o local certo para os móveis na sala de estar, dê também atenção aos seus instintos. Se você não souber bem o que fazer em um determinado espaço, afaste-se e dê um tempo. Logo você achará uma solução inteligente e eficaz para posicionar seu mobiliário de forma mais equilibrada e funcional.

E nada impede que você faça alguns testes antes de decidir pela posição definitiva de seus móveis! Afinal, boas ideias surgem com o tempo e também a partir de nossos erros.

Deixe seu Comentário

Comentários