Morar num local quente pode exigir a instalação de ventiladores de teto pela casa toda. No entanto, como escolher o ventilador de teto perfeito? E em qual local do cômodo ele deve ser instalado?

Dicas para escolher o ventilador de teto perfeitoFonte: Natalie Younger Interior Design.

Instalar ventiladores de teto pode ser uma forma de economizar energia nos dias mais quentes de verão. Afinal, eles tendem a ser mais econômicos que o ar condicionado. Mas se você comprar o ventilador de teto de tamanho errado ou instalá-lo numa posição desfavorável, é provável que ele não surte o efeito esperado.

Por isso, confira essas dicas de como escolher o ventilador de teto perfeito e deixe sua casa mais fresca o ano todo.

Tamanho: o tamanho do ventilador tem um grande efeito em como ele refresca o ambiente. Para descobrir o tamanho certo para o seu espaço, meça o cômodo para ter uma noção do espaço e não acabar adquirindo o aparelho errado.

  • Para salas pequenas, de até 6 metros quadrados, tenha um ventilador de 74 centímetros;
  • Para salas de até 10 metros quadrados, tenha um ventilador de 1 metro;
  • Para quartos até 20 metros quadrados, tenha um ventilador de 1,5 metro;
  • E para salas grandes, de até 40 metros quadrados, é provável que você necessite de mais de um ventilador de teto (ou até ventiladores de parede, se o teto for muito alto).

Como escolher o ventilador de teto perfeitoFonte: Clayton&Little Architects.

Instalação: depois de determinar que seu ventilador tem o tamanho correto para o seu espaço, o posicionamento é fundamental. Se você não tiver certeza de onde ou em qual altura pendurar o ventilador, confira estas diretrizes:

  • Coloque o ventilador o mais próximo possível do centro da sala. Se você tem um espaço irregular (como uma sala em forma de L), divida a sala em áreas e pendure dois ventiladores escolhidos especialmente para cada espaço.
  • As pás do seu ventilador devem ficar a, pelo menos, 18 centímetros das paredes mais próximas.
  • O ventilador não deve ficar muito rente ao teto, pois dessa forma ele não consegue circular o ar corretamente. Por isso, ele deve ser instalado a distância mínima de 20 centímetros do teto. Assim ele funcionará corretamente, oferecendo o máximo de vento e frescor;
  • A altura ideal para o seu ventilador depende da altura do seu teto. Se o pé direito do cômodo for muito baixo, você pode adaptar a haste do ventilador para deixá-lo com a altura ideal. É claro que se você colocar o ventilador muito alto, provavelmente não conseguirá sentir o efeito refrescante do aparelho.
  • Os ventiladores nunca devem ser pendurados a menos de 2 metros do chão. Se o seu quarto tem um pé direito menor do que 2,4 metros, considere usar um ventilador de pé ou um circulador de ar. Essas opções serão mais confortáveis e seguras para você.

Como escolher o ventilador de teto perfeitoFonte: Emerald Coast Real Estate.

E a quantidade de pás? Há algum tempo, surgiu um boato de que a quantidade de pás influenciaria no funcionamento do ventilador de teto. Ventiladores de duas pás produziriam mais vento que o tradicional de três.

No entanto, isso nem sempre é verdade. Fatores como peso, potência do motor e a aerodinâmica do aparelho é que influenciam diretamente na quantidade de vento que ela produz. Geralmente, um ventilador com menos pás tende a produzir um som mais alto para o vento quando ele está na velocidade máxima, o que pode dar uma sensação de que ele é melhor.

Vale ressaltar que a instalação de um ventilador de teto sempre deve ser feita por um profissional habilitado, pois é complexa. Afinal, além da instalação do ventilador, geralmente também ocorre a necessidade de instalar a iluminação embutida e tudo é unido em uma tomada que, geralmente, possui vários botões.

Deixe seu Comentário

Comentários