Quando entramos em um quarto de casal pequeno, a primeira coisa que notamos é a falta de espaço. No entanto, quando o quarto foi bem planejado, ele fica parecendo até maior. E o segredo para isso está em como escolher os móveis para um quarto de casal pequeno.

Como escolher os móveis para um quarto de casal pequenoFonte: Houzz – Sullivan Building & Design Group.

Em um ambiente pequeno, cada espaço conta na hora de decorar. No entanto, os maiores espaços precisam ser reservados para os móveis. Afinal, os móveis de casal costumam ser um pouco maiores que os de solteiro, ocupando um pouco mais de espaço e podendo causar aquele incômodo de que o espaço está muito cheio.

Confira essas dicas de como escolher os móveis para um quarto de casal pequeno

Cama de casal: infelizmente, em se tratando de um quarto pequeno, é pouco provável que haja espaço para uma cama grande. Portanto, é provável que o casal tenha que optar por uma cama de casal padrão, que tem 1,88 metros de comprimento por 1,38 metros de largura, tamanho que é utilizado como referência ao se projetar um quarto. Vale lembrar que a maior parte da cama fica escondida pela roupa de cama, por isso é importante sempre escolher peças bonitas e de boa qualidade.

Ao escolher a cama de casal para um quarto pequeno lembre-se que tudo o que e mais necessário é criar alguns espaços extras. Por isso, você pode optar por uma cama com gavetas embaixo ou um box baú. Estes locais podem ser utilizados para armazenar qualquer coisa que esteja sem um lugar definido, como sapatos, documentos ou até roupa de cama. Lembre-se que a cabeceira da cama não deve ocupar muito espaço. Por isso, dê preferência a peças com design mais clean e liso, que tendem a ser mais modernas.

Móveis para quarto de casal pequenoFonte: Houzz – Nest Design Studio.

Existem cabeceiras muito criativas que possuem até alguns espaços de armazenamento, como pequenos nichos ou prateleiras, o que pode eliminar a necessidade de mesinhas de cabeceira. Assim sobra mais espaço no quarto para um armário ou, quem sabe, uma cama um pouco maior.

Guarda-roupa: o guarda-roupa é outro móvel que ocupa um bom espaço do quarto, por isso deve ser escolhido com carinho. Não compre um móvel que você não tenha certeza que cabe no seu quarto, para não se arrepender depois.

Existem guarda-roupas de todos os tamanhos e, para saber qual o ideal para um quarto de casal pequeno, é preciso decidir em qual parede ele ficará. Depois, com a medida da parede, é só ir a uma loja e buscar o móvel que se adeque melhor. Outra opção é fazer um móvel sob medida, aproveitando bem todos os espaços disponíveis. A vantagem do guarda-roupas sob medida é que, como ele é feito de acordo com o tamanho do cômodo, sua profundidade também não irá atrapalhar a circulação no cômodo.

Quarto de casal pequeno como escolher os móveisFonte: Roma Mobili.

A distribuição interna do guarda-roupa é outro ponto importante. Quem tem muitas roupas em cabides precisará de mais espaço livre. Já quem tem muitas roupas de dobrar, precisa de mais gavetas. O problema é que, para um casal, nem sempre é fácil distribuir bem esse espaço interno e alguém sempre acaba invadindo a parte do outro, o que pode gerar algumas discussões.

Para que isso não ocorra, o casal deve chegar a um consenso na divisão do móvel e respeitar o espaço do outro. Se uma roupa não cabe no armário, pode ser hora de arrumar e fazer algumas doações.

Outra dica é escolher um guarda-roupa com portas de correr, que não ocupam espaço nem batem em outros móveis quando é necessário acessar o que está dentro dele.

Móveis de quarto para casalFonte: Roma Mobili.

Mesa de trabalho estudos: nem sempre é recomendado ter uma mesa de trabalho e estudos dentro de um quarto de dormir. No entanto, se a residência é pequena, pode ser necessário fazer algumas adaptações colocando o escritório ou local de estudos dentro do quarto.

O mais importante desse local é mantê-lo arrumado, para o quarto não ficar com aparência de desleixado. Se possível, posicione a mesa próximo a janela para aproveitar melhor a luz natural do dia.

O design do móvel deve combinar com o resto dos móveis do quarto. Se uma mesa for pouco para acomodar todo o material de estudo e trabalho, explore o cômodo verticalmente com prateleiras e nichos, para ajudar no armazenamento e organização do seu quarto pequeno. Lembre-se que o quarto não é só seu e reserve um espaço para itens de seu companheiro ou companheira.

Quarto de casal pequeno com móveisFonte: Susan Diana Harris Interior Design.

Nichos e prateleiras também são locais interessantes para colocar itens pessoais e dar mais personalidade ao cômodo. Portanto, utilize esse espaço também para incluir alguns itens interessantes na decoração do quarto de casal pequeno. É importante que o local seja constantemente arrumado e limpo, pois o acumulo de poeira pode levar a problemas respiratórios.

Cômoda e penteadeira: um quarto de casal pequeno nem sempre tem espaço para móveis extras como cômoda e penteadeira. Por isso, pode ser necessária alguma improvisação e uma dose extra de paciência na hora de se arrumar.

Como nem sempre há espaço para um espelho, ao escolher o guarda-roupa o casal pode optar por um móvel com espelho em uma das portas. Dê preferência a um espelho de corpo inteiro, pois ele é muito mais funcional que um espelho pequeno. O espelho é um detalhe interessante para cômodos pequenos porque ele tende a ampliar visualmente o local e duplicar a iluminação.

Decoração para quarto de casal pequenoFonte: Roma Mobili.

Outra opção é ter um espelho portátil. Quando houver necessidade de se arrumar basta colocá-lo sobre a mesa de trabalho. Isso faz com que se economize algum espaço no quarto de casal pequeno, pois o excesso de móveis é bem desfavorável ao cômodo.