Se você está construindo ou reformando a cozinha, pode precisar comprar uma pia nova. Mas como escolher uma nova pia para cozinha?

Dicas para escolher a pia da cozinhaFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Primeiro é importante medir o espaço disponível para a instalação da nova pia. Ela precisa ser do mesmo tamanho da antiga ou pode ser maior? Ou deve ser menor? Ter um espaço grande para instalação da pia pode ser uma vantagem para quem lava muita louça e deseja ter uma cuba dupla. Já quem não lava muita louça, uma pia pequena pode resolver o problema.

Comprar uma pia muito grande ou pequena para o espaço disponível pode transformar uma reforma simples em um grande transtorno. É por isso que é importante levar o tamanho da pia em consideração.

Outra decisão importante é o material da pia. É comum utilizar um balcão de granito com uma cuba de aço inox, mas existem outras opções. Uma delas é comprar uma peça única de aço inox. A vantagem de ter pia e balcão de inox é que eles possuem grande durabilidade. A desvantagem é que esse tipo de material tende a riscar com facilidade.

A vantagem de ter um balcão granito compondo a pia é que esses materiais oferecem uma pequena variedade de cores. Assim, é possível escolher uma cor que combine ou contraste com os móveis, criando um ambiente personalizado.

Como escolher a pia da cozinhaFonte: Arquitetude.

Vale destacar que, apesar de ser possível encontrar balcões de mármore para pia da cozinha, essa nem sempre é uma boa opção. O mármore é um material muito poroso, que tende a absorver água, gordura e materiais de limpeza com facilidade, o que pode causar manchas. Além disso, ele lasca e racha com facilidade.

Uma outra opção é utilizar madeira ao invés do mármore, deixando o espaço com um clima mais rústico e aconchegante. Se essa for a sua opção, não se esqueça de optar por um balcão de madeira tratada, próprio para áreas úmidas, para evitar que o material absorva água e se degrade rapidamente.

Também é possível encontrar balcões para pia da cozinha em aglomerado de quartzo, que é composto de polímeros, pigmentos e quartzo. Sua principal vantagem é a grande variedade de cores e a baixíssima porosidade. Além disso, balcão e cuba podem ser moldados juntos, evitando emendas. Infelizmente, quando exposto ao sol, a peça pode desbotar.

Outro material que está tornando-se popular é o corian, composto de acrílico e materiais naturais. Também é possível moldar balcão e cuba juntos com este tipo de material e sua porosidade é bem pequena. Por outro lado, o corian risca com facilidade e não é muito resistente ao calor.

Como escolher uma nova pia para cozinha?Fonte: Houzz – Howells Architecture + Design, LLC.

Se ter uma pia para cozinha feita com materiais diferentes não é uma opção viável, mas mesmo assim você deseja um visual diferente no espaço, então pode optar por uma bancada tradicional com cuba de louça. As cubas de louça para cozinha que são muito bonitas e possuem alta durabilidade, o que pode dar um charme ainda mais especial ao cômodo.

Enquanto a maior parte das pias tradicionais de cozinha são encaixadas na bancada, as pias de louça costumam ser de semi-encaixe, o que deixa uma parte dela exposta, dando um visual bem moderno ao espaço.

Depois de escolher a bancada e a cuba, a pia estará pronta e só será necessário escolher uma torneira bem bonita para compor o espaço. Opte por uma que combine com o estilo da sua cozinha e deixe a nova pia pronta para uso!

Deixe seu Comentário

Comentários