Às vezes, passamos anos fazendo algo de forma completamente errada. E uma delas pode ser a limpeza da geladeira. O problema é que, ao limpar a geladeira de forma equivocada, você pode acabar transformando-a em um criadouro de bactérias e fungos. Por isso, veja como limpar corretamente a geladeira.

Como limpar corretamente a geladeiraFonte: Pixabay.

Primeiramente, você tem que tirar tudo. Desligue a geladeira e retire tudo o que há dentro dela. Aproveite para jogar fora tudo o que está velho, estragado ou já passou da validade. Enquanto ela está vazia, limpe tudo de cima a baixo, por dentro e por fora.

Retire as gavetas e prateleiras (se possível) e use uma escova ou esponja para dar uma bela esfregada em tudo. Use detergente neutro ou faça uma pasta de bicarbonato de sódio com partes iguais e água quente para desinfetar tudo. Em seguida, enxágue e seque tudo. Evite usar produtos com cheiro, pois eles podem deixar o interior da geladeira com odor ruim com o passar o tempo.

Se sua geladeira é antiga e tem uma bandeja removível, retire-a e mergulhe por alguns minutos em água quente com sabão, esfregue com uma esponja e, em seguida, enxágue e seque para recolocar no lugar.

Se sua geladeira parece estar com algum tipo de odor, limpe as paredes internas utilizando um pano limpo e um limpador multiuso, de preferência sem cheiro. Limpe novamente usando uma toalha de papel umedecida para tirar qualquer produto que restar.

Dicas para limpar a geladeiraFonte: Trinixy.

Aproveite que a geladeira está desligada e limpe a parte de trás com um pano seco ou espanador, para retirar a poeira que tende a se acumular nessa parte do móvel. Não se esqueça de limpar em cima da geladeira, pois este é um local que tende a acumular poeira e gordura. Esfregue um pano limpo com limpador multiuso e, em seguida, passe um pano seco para retirar os resíduos que tenham ficado.

Em seguida, é hora de rearrumar os alimentos selecionados de volta na geladeira. Comece guardando os congelados de volta no local apropriado, para eles descongelarem o mínimo possível. Lembre-se que a água que se desprende dos alimentos congelados pode contaminar os outros alimentos e que, uma vez descongelados, os alimentos devem ser preparados (e não recongelados).

Leite, iogurtes, queijos e frios devem ficar na prateleira superior, onde é mair frio. Afinal, esses alimentos estragam com facilidade. Arrume-os de forma que eles fiquem acessíveis e com as datas de validade visíveis. Esse também é o local para armazenar itens que estejam descongelando. Eles devem ser colocados dentro de um recipiente hermético para não contaminar outros alimentos.

Os ovos também devem ficar na prateleira superior e não na porta. Eles devem ser deixados em sua própria caixa ou em uma que os acomode de forma a evitar que rolem e os deixem isolados de outros alimentos, tendo em vista que os ovos nem sempre estão tão limpos.

Como limpar corretamente a geladeiraFonte: Appliance Service Center.

A manteiga e os queijos macios, como brie e queijo de cabra, por exemplo, não precisam ficar super refrigerados para não perderem textura e qualidade. Portanto, podem ser armazenados em prateleiras inferiores ou até na porta, dependendo da distribuição interna da geladeira. Depois de abertos, os queijos macios devem ser armazenados em recipientes herméticos para prolongar sua vida útil.

Frutas, verduras e legumes precisam de umidade para se manterem frescos por mais tempo e, por isso, a parte inferior da geladeira pode ser perfeita para eles. Também é por este motivo que a gaveta de legumes fica na parte mais baixa do eletrodoméstico: este é o ponto mais úmido dele. Você pode mantê-los na embalagem original, em sacos plásticos transparentes ou soltos.

Sacos de mercado, que costumam ser coloridos, não são uma boa opção para armazenamento de alimentos na geladeira. O pigmento das sacolas plásticas pode se soltar, contaminando os alimentos e a geladeira como um todo. Por isso, utilize somente sacos plásticos transparentes dentro de sua geladeira.

Condimentos, como ketchup, mostarda, maionese e molhos para salada geralmente possuem níveis elevados de vinagre e sal, que são conservantes naturais. Portanto, eles podem ser armazenados na porta da geladeira sem medo. Azeite e óleos vegetais devem ser guardados na despensa, mas os óleos de nozes, como o de gergelim, também devem ficar na porta da geladeira.

Agora que você já sabe como limpar corretamente a geladeira e arrumá-la, fica bem mais fácil realizar esse trabalho que nem todo mundo gosta de fazer!

Deixe seu Comentário

Comentários