O couro é um dos materiais mais duráveis e de baixa manutenção para usar no mobiliário doméstico. E manter seus móveis de de couro limpos é relativamente simples se você souber o que fazer. Veja algumas dicas de como limpar móveis de couro.

Dicas de limpeza para móveis de couroFonte: Harvest House Craftsmen.

Diferentes tipos de estofados de couro têm diferentes requisitos de limpeza. Por isso, primeiro você precisa saber que tipo de couro você possui para que possa limpá-lo corretamente e mantê-lo como novo por mais tempo.

Comece verificando na etiqueta ou manual de instruções do móvel os materiais descritos ou entre em contato com o fabricante ou vendedor do móvel para saber mais detalhes. Sem acesso a estas informações será mais difícil ter certeza de que tipo de couro foi usado na fabricação do móvel e de como sua limpeza deve ser feita.

O couro anilina, ou desprotegido, tem uma sensação suave ao toque. Ele tem este nome pois é tingido com corantes de anilina. Esse tipo de couro tem pouco ou nenhum revestimento protetor além de, talvez, um tratamento resistente à sujeira. Marcas de superfície naturais podem ser vistas no couro com facilidade e ele pode desenvolver uma pátina.

A maioria dos móveis de couro é feita com couro protegido ou acabado. Estes couros podem ser de semi anilina, anilina mais pigmento ou couro pigmentado. O couro protegido é mais durável, resistente a manchas e possui uma aparência mais uniforme. Eles tendem a apresentar camadas mais grossas de pigmento e polímero, o que cria uma sensação mais rígida e resistência.

Como limpar móveis de couroFonte: Twinkle and Whistle.

Quando se trata de limpar móveis em couro, nem sempre é uma boa opção optar por aquelas famosas fórmulas feitas em casa. Isso porque o couro é um material caro, o que encarece muito o móvel. E nada pior do que acabar estragando um móvel revestido de couro por causa de um ingrediente errado ao limpá-lo. Além disso, seu móvel pode perder a garantia se for limpado errado.

Alguns fabricantes que usam couro desprotegido recomendam limpar o móvel regularmente passando um pano limpo e seco ou usando uma escova bem macia, própria para este tipo de material. Outros aconselham limpar suavemente a superfície com um pano umedecido com água destilada ou com um limpador de couro. Não há necessidade de aplicar outros produtos.

O couro desprotegido é sensível a arranhões e manchas, por isso tome cuidado ao limpar. Consulte as instruções de limpeza do fabricante ou contrate um profissional de limpeza especializado antes de usar produtos que você não conhece. Aliás, antes de aplicar qualquer produto no seu móvel de couro, teste-o primeiro em uma parte oculta da superfície.

Já o couro protegido geralmente consegue suportar produtos de limpeza mais pesados. Porém, produtos que contenham amônia ou álcalis podem danificar o couro. Sabonete, detergentes, óleos, polidores de móveis, materiais abrasivos e qualquer produto de limpeza com ingredientes cáusticos também podem ser nocivos ao couro protegido. Por isso, sempre leia as instruções de limpeza do fabricante.

Como limpar móveis de couroFonte: Stuart Silk Architects.

Para limpar couros protegidos, remova a poeira da superfície com um aspirador ou uma escova macia. Em seguida, adicione algumas gotas de sabão suave a água destilada para criar uma solução de limpeza. Umedeça um pano de microfibra com a solução e teste um ponto escondido do móvel para se certificar de que não há descoloração do couro.

Trabalhe de cima para baixo e repita o processo quantas vezes precisar, principalmente se o móvel se tiver a muito tempo sem ser limpo. No fim, seque com uma toalha limpa e macia e deixe o móvel receber ar para o couro respirar e manter seus óleos naturais.

Quando ocorrer algum acidente de derramamento no seu móvel de couro, limpe-o o mais rápido possível. O couro é muito sensível a líquidos, pois eles tendem absorver a umidade, o que faz com que a superfície fique manchada. Por isso, não devemos nem apoiar copos sem proteção em superfícies de couro, tão pouco usar panos molhados para sua limpeza.

Caso ocorra algum derramamento no móvel de couro anilina puro, seque a superfície o mais rapidamente possível com um pano branco limpo e seco. Se ele ficar manchado, entre em contato com o fabricante para buscar por um profissional especializado e consultar se é possível retirar a mancha. Não tente fazer isso sozinho para não danificar ainda mais o couro.

Como limpar móveis de couroFonte: Don Ziebell.

Já no caso de móveis em couro protegido, as manchas podem ser removidas. Líquidos como água, refrigerante e suco pode ser limpados com um pano limpo branco ligeiramente umedecido em água destilada. Em seguida, deixe-o secar naturalmente. Nas manchas mais persistentes, passe suavemente um pano macio umedecido com sabão neutro e água morna. Finalize secando com um pano limpo e macio. Deixe o resto da umidade secar naturalmente e nunca use um secador de cabelos para acelerar o processo.

Para manchas de óleo, use um pano branco limpo e seco. Manchas de óleo em couro tendem a se dissipar ao longo do tempo. Mas se você deseja acabar com a mancha imediatamente, deve entrar em contato com um profissional especializado, para que ele faça a limpeza correta do móvel de acordo com as especificações do fabricante.

Para manter seu móvel de couro com a superfície sempre macia e flexível (o que é essencial para estofados), aplique periodicamente um condicionador de couro comercial. Isso ajudará a sua peça de couro manter seus próprios óleos naturais, mantendo-a macia e flexível por muitos anos. Em regiões muito secas, o couro vai exigir mais condicionamento por causa da pouca umidade no ar.

Evite condicionadores de couro a base de de óleos que contenha silicone ou cera, o que pode tornar a superfície permanentemente pegajosa, e dê preferência aqueles que possuem protetor solar. Para proteger ainda melhor o seu mobiliário em couro, mantenha-o longe da luz solar direta e de fontes de calor, o que pode causar secagem e rachaduras na superfície do material.

Deixe seu Comentário

Comentários