A falta de espaço é um problema recorrente na vida moderna. Mas, embora o espaço possa definitivamente limitar o que você tem em casa, não deve te impedir de receber pessoas para pequenas refeições. Veja algumas dicas de como montar uma sala de jantar num espaço pequeno:

Dicas para montar uma sala de jantar mesmo sem espaçoFonte: Emmanuelle Cohendet.

1. Experimente uma mesa redonda: uma mesa redonda compacta geralmente acomoda mais pessoas do que uma mesa retangular e pode se encaixar em cantos apertados. Dê preferência a uma mesa com pé central, geralmente são os pés da mesa que limitam a quantidade de cadeiras que colocamos em volta dela.

Se mesmo uma mesa redonda compacta é muito para seu espaço, experimente uma mesinha redonda alta, como as que vemos em pares. Elas são suficientes para apoiar alguns itens e ajudam a proporcionar mais conforto na hora de comer. Complemente com banquinhos altos desmontáveis que você pode guardar quando não estiver usando.

2. Dê a um espaço múltiplas funções: se você não tem uma mesa de jantar, mas tem um pequeno balcão na cozinha, coloque alguns bancos em torno deles e faça deste o seu espaço para as refeições. Não ter uma sala de jantar formal não precisa ser uma tragédia e é importante aprender a viver com o que temos, sem precisar gastar muito mais.

Além disso, jantar no balcão da cozinha cria um clima mais despojado para a refeição, pode melhorar mais a interação dos convidados com você e também significa que haverá um espaço muito menor para ser limpo ao final da refeição. Muitas famílias que possuem salas de jantar acabam fazendo todas as refeições na cozinha pois é muito mais prático.

Como montar uma sala de jantar num espaço pequenoFonte: Fables de Murs.

3. Use uma mesa dobrável: existem vários tipos de mesas dobráveis e somente você poderá dizer qual a melhor opção para sua casa. Há mesas dobráveis que se desmontam totalmente e pode ser guardadas em baixo da cama ou atrás de um armário. Há outras que podem ser dobradas no meio, ocupando um espaço mínimo e criando um local de apoio que pode ser expandido sempre que houver necessidade.

Há também mesas montáveis que ficam encostadas na parede e você pode levantar quando for usar. Elas não são propriamente mesas de jantar, mas são uma ótima forma de aproveitar um cantinho disponível. Meça o espaço em que você deseja colocar uma mesa para quando for as compras saber o espaço exato que tem para ocupar com ela.

4. Escolha uma mesa expansível: já pensando na falta de espaço que afeta tantas famílias hoje em dia, muitas marcas de móvel disponibilizaram no mercado mesas expansíveis. Esse tipo de mesa possui um tamanho menor que pode ser expandido acrescentando-se algumas partes móveis. Assim, uma mesa de dois lugares pode se transformar em uma de seis ou até oito lugares.

Esse tipo de móvel pode custar um pouco mais caro, mas é um bom investimento, principalmente se você não pretende se mudar para um espaço maior. Porém, mesmo que você vá para um local maior, pode manter a mesa expandida.

Como montar uma sala de jantar num espaço pequenoFonte: Bunker Workshop.

5. Monte uma mesa de jantar quando precisar: se você não usa constantemente a mesa de jantar, não há necessidade de ter uma constantemente arrumada e ocupando espaço. Monte uma mesa de jantar quando precisar, juntando algumas mesas dobráveis ao seu balcão da cozinha. Ou crie algo diferente e inusitado, usando a mesa de centro como mesa de jantar.

Hoje em dia, a maioria dos apartamentos não são projetados para ter uma sala de jantar formal separada do resto da casa, integrando os ambientes para que seja possível aproveitar melhor o espaço. Por isso, se você quer montar uma sala de jantar num espaço pequeno, pode montá-la quando precisar e desmontá-la quando não precisar mais dela.

Deixe seu Comentário

Comentários