Doenças respiratórias como asma e alergia estão cada vez mais comuns. E há muitos lugares em sua casa onde poeira, mofo e outros alérgenos podem se esconder e desencadear reações alérgicas e crises asmáticas. Por isso, se esse é um problema comum para você ou com alguém que você convive, veja como tornar sua casa mais segura para quem sofre de asma e alergia:

Dicas para deixar a casa segura para quem tem alergia e asmaFonte: Houzz – Coates Design Architects Seattle.

Cuidado com baratas: de acordo com a Asthma and Allergy Foundation of America, as baratas possuem uma proteína que é um alérgeno comum para muitas pessoas e que pode desencadear ataques de asma. Se você mora em uma grande cidade onde as baratas são uma preocupação (o que não é raro), é preciso se prevenir. Certifique-se de latas de lixo estão cobertas, comidas não são deixadas em qualquer lugar, pratos não fiquem sujos na pia por toda a noite e que o piso é mantido sempre limpo. Dedetizações periódicas também podem ajudar a manter as baratas longe.

Aspire e tire a poeira regularmente: poeira contém ácaros, que podem causar uma reação alérgica e desencadear ataques de asma. Por isso, é importante manter sua casa o mais limpa possível. Certifique-se de limpar regularmente onde a poeira se acumula a aspirar todas as superfícies onde os alérgenos podem ficar presos.

Livre-se de carpetes e tapetes, se possível: hoje em dia, a maioria dos carpetes e tapetes é antialérgico. No entanto, é preciso uma manutenção periódica profunda para que ele mantenha suas propriedades. Se você não tem tempo ou saúde para realizar essa manutenção, livrar-se dos carpetes e tapetes deve ser uma opção a se pensar. Se você tem que viver com eles, certifique-se de limpá-los regularmente.

Tenha um mobiliário fácil de limpar: os alérgenos também podem ficar presos no estofamento, por isso, se você tem a opção, escolha móveis que sejam fáceis de limpar. Um sofá de couro, por exemplo, pode ser limpo com muito mais facilidade do que um estofado um tecido. O mesmo vale para os travesseiros e edredons, especialmente se você tiver alergia aos ácaros da poeira.

Como tornar sua casa mais segura para quem sofre de asma e alergiaFonte: Pixabay.

Proteja seus colchões e travesseiros: é fundamental proteger seus colchões e travesseiros com capas especiais para mantê-los a salvo de ácaros da poeira e outros alérgenos. Afinal, uma boa noite de sono também é muito importante para ajudar a aumentar a imunidade e melhorar das crises. Use capas especiais nos colchões e travesseiros, lave tudo com frequência e coloque ao sol uma vez por semana pelo menos.

Mantenha animais de estimação fora do quarto: se você tem animais de estimação em sua casa, faça o máximo que puder para mantê-los fora do quarto. Afinal, lá e é onde você dorme e o melhor a fazer é mantê-lo o mais limpo e livre de alérgenos quanto possível. Além disso, certifique-se de que a higiene do seu pet é feita de forma correta e na periodicidade certa.

Evite fumar e usar perfumes: se você tem asma, provavelmente esta é uma dica que você já segue. Certifique-se que ninguém fume dentro de sua casa, uma vez que mesmo o fumo passivo pode desencadear crises alérgicas ou episódios de asma. Além disso, se você suspeitar que você é sensível a perfumes e essências, evite usá-los, inclusive desodorante com fragrância (prefira os sem perfume).

Fique um passo à frente do mofo: o mofo pode servir como gatilho de vários problemas respiratórios, principalmente asma e alergias. Ele cresce em ambientes úmidos, especialmente cômodos como a cozinha e o banheiro. Você pode usar um desumidificador para manter os níveis de umidade mais baixos. Além disso, ao reformar a casa, use tinta anti mofo para prevenir problemas futuros.

Como tornar sua casa mais segura para quem sofre de asma e alergiaFonte: Houzz – Miro.

Invista em um umidificador: é claro que você deve manter sua casa seca, mas também é bom ter um umidificador para aquelas épocas mais secas no ano. Se você já teve uma crise de asma em condições secas, sabe que um pouco de vapor pode ajudar a aliviar a tosse e a coceira na garganta, especialmente na hora de dormir. Quando o tempo fica muito seco, ter um umidificador pode evitar que as crises alérgicas e asmáticas fiquem ainda piores.

Deixe seu Comentário

Comentários