Bonitas e práticas, as mesas de centro podem se tornar o ponto focal de sua sala de estar. Afinal, elas estão sempre presentes na decoração desse cômodo, tornando-o mais funcional. Veja como transformar sua mesa de centro no centro das atenções:

Mesa de centro na decoraçãoFonte: Houzz – Tamara Mack Design.

Crie uma grade visual: ao organizar objetos em uma formação de grade, você vai criar um efeito harmonioso. Para a arrumação não ficar muito formal, coloque um vaso que crie contraste e altura no centro da mesa. Quem não tem muita experiência em design, pode conseguir o efeito de grade com uma arrumação de livros. Para a produção ficar mais interessante, use livros coloridos e variados e adicione objetos decorativos de diferentes materiais, tais como madeira, vidro, tecido, etc., para criar textura.

Varie as alturas: escolha objetos de diferentes alturas para criar volume vertical e fazer com que o olhar mova-se para cima e para baixo. No entanto, tenha cuidado com a altura dos itens ao escolher, para que eles não limitem a visão das pessoas, atrapalhem assistir a televisão ou olhar pela janela. É importante que seja possível olhar o entorno sem que os objetos atrapalhem.

Escolha uma mesa baixa: quando a mesa de centro fica mais baixa do que os assentos, isso permite que os itens em exibição sejam vistos com mais facilidade. Além disso, esse também pode ser o local ideal para descansar os pés.

Tenha uma paleta de cores simples: assim fica muito mais fácil combinar os itens utilizados sobre a mesa de centro entre si e com as outras decorações da sala. Escolha um ou dois objetos como destaque e utilize outros de uma cor neutra para que a coleção não pareça simplesmente jogada em cima da mesa. Para incrementar, utilize objetos de formatos variados, mas com cores neutras.

Como transformar sua mesa de centro no centro das atençõesFonte: Houzz – Butter Lutz Interiors.

Tenha duas mesas de centro: às vezes, uma mesa de centro pode ser pouco para uma sala. Por isso, ter duas mesas é o ideal. Existem muitas peças duplas, mas você pode criar sua própria combinação de acordo com o estilo da decoração e dos objetos que você pretende colocar sobre os móveis. Essa opção é ótima para quem tem uma sala grande, que parece estar meio vazia no meio.

Utilize plantas: nada melhor do que trazer a natureza para dentro de casa. As plantas acrescentam vida, cor e energia a sala de estar, fazendo com que o cômodo pareça mais completo e bonito. Suculentas são uma ótima escolha, pois são pequenas, fáceis de cuidar e estão muito na moda. Se você preferir plantas floridas, busque por opções que não necessitem de muita luz natural.

Traga uma bandeja: bandejas são a maneira perfeita de criar ordem em uma mesa. Ao reunir objetos diferentes em um espaço delimitado, você agrupa os itens criando âncoras visuais. Considere criar contrastes entre o acabamento da bandeja com a superfície da mesa. Isso torna a decoração da mesa de centro muito mais interessante.

Siga a regra dos terços: números ímpares de itens correspondentes são uma regra de design clássico. Isto funciona bem em uma mesa de de centro pois os pares podem ser dispostos de maneira simétrica, o que é muito agradável para o olhar.

Mesa de centro na decoração da casaFonte: Houzz – Tina Barklay.

Exiba sua coleção: se você já tem uma coleção de pequenos objetos e os considera bonitos e interessantes, pode reuni-los sobre a mesa para criar uma pequena exposição. Só tenha cuidado com itens muito valiosos que podem quebrar com facilidade. Neste caso, ter uma caixa de vidro com tampa e dispor os itens dentro dela pode ser uma boa opção.

Trabalhe na diagonal: mesas de centro são, muitas vezes, vistas por todos os lados. Por isso, usar a simetria diagonal pode ajudar a criar um efeito de equilíbrio. Essa ideia funciona particularmente bem com mesas quadradas ou em locais em que o assento é organizado em dois ou mais lados da mesa.

Misture: o mix de objetos pode ser bem atraente se sua decoração tiver um estilo mais despojado. Cores, formas e e acabamentos, quando misturados, podem resultar em uma decoração atraente e muito interessante, que despertam vários outros sentidos além da visão.

Agora conta pra gente o tem que você mantém na sua mesa de centro? Ela está cheia de livros e enfeites ou é mantida limpa e minimalista? Compartilhe suas ideias com a gente.

Deixe seu Comentário

Comentários