Utilizar cores na decoração é uma forma básica de personalizar a sua casa, seja ela grande ou pequena. As cores tem o poder de mudar a cara de um cômodo instantaneamente, transformando completamente a atmosfera do espaço, além de influenciar o nosso estado de espírito.

Na hora de escolher as cores da decoração de qualquer ambiente, é importante saber um pouco do significado das cores, para que cada cômodo receba as variações cromáticas que vão torná-lo mais confortável e harmonioso. Para tanto, muitos arquitetos, decoradores e designers lançam mão de técnicas da cromoterapia para escolher as cores de cada espaço da casa, deixando tudo perfeito.

Cores na Decoração | Decoração IdealFonte: Pinterest.

O que é cromoterapia?

Mas você sabe o que é cromoterapia? A cromoterapia é uma prática milenar que usa as cores para tratar e curar doenças. Civilizações antigas como as egípcias, chinesas e indianas já utilizavam a cromoterapia para tratar seus doentes. Mas foi somente no século 18 que o cientista Johann Wolfgang Von Goethe sistematizou os conhecimentos sobre cromoterapia com o livro “Doutrina das Cores”, difundindo-as ainda mais.

A cromoterapia utiliza as sete cores do espectro solar e suas variações cromáticas no tratamento de diversas doenças, mas você pode utilizar essas cores na decoração ao criar ambientes mais apropriados e funcionais, de acordo com o significado de cada uma delas.

Como utilizar bem as Cores na Decoração | Decoração IdealFonte: Pinterest.

O significado das cores

Conheça os significados das sete cores que compõe o espectro solar e descubra qual usar em cada cômodo da sua casa para deixá-lo mais bonito e harmônico:

•Vermelho – A cor vermelha estimula a circulação sanguínea e os nervos, causando maior liberação de adrenalina. Ela é bastante revigorante, ajudando a espantar a depressão e o cansaço, e atua no sentido de aumentar a coragem. O vermelho também estimula a sensualidade e os relacionamentos afetivos, mas não deve ser usado em excesso para não incitar brigas.

Vermelho na Decoração: Estimulante | Decoração IdealFonte: Houzz – Terrat Elms Interior Design.

•Laranja – A cor laranja pode nos tornar mais receptivos a novas ideias, melhorar a sensação de bem estar, e é a cor da felicidade. O laranja estimula a auto estima, além de ajudar a abrir e estimular o apetite, por isso é indicado na decoração de cozinhas, copas, salas de jantar e restaurantes.

Laranja: Boa Recepção de Novas Ideias | Decoração IdealFonte: Houzz – Fisher iD.

•Amarelo – A cor amarela é alegre e estimulante, atuando positivamente sobre as atividades mentais, estimulando o raciocínio e a concentração. Alegre e instigante, o amarelo ajuda no autocontrole e é indicado para a decoração de salas de estudo, escritórios e home offices.

Positividade no Amarelo | Decoração IdealFonte: Houzz – Echelon Interiors.

•Verde – A cor verde está ligada a natureza , ajuda a calmar os sentidos e proporciona o equilíbrio emocional e ambiental, por isso pode ser bem utilizada em consultórios médicos e quartos de criança. Na decoração de qualquer cômodo residencial ajuda na busca do equilíbrio e da harmonia.

O Equilíbrio e Harmonia da Cor Verde | Decoração IdealFonte: Houzz – Amy Lau Design.

• Azul – A cor azul também pode ser calmante, quando utilizada na medida certa, principalmente para acalmar dores de todos os tipos. Em demasia, o azul é estimulante para a criatividade e para a harmonia entre corpo e mente. O azul é muito utilizado na decoração de escritórios, quartos e bibliotecas.

A Cor Azul Transmite Calma | Decoração IdealFonte: Houzz – Reader & Swartz Architects.

• Índigo/Anil – O índigo é um tipo de azul escuro e possui propriedades calmantes e relaxantes, pois atua no sistema nervoso central desacelerando os batimentos cardíacos, além de estimular a intuição.

Propriedades Calmantes do Índigo | Decoração IdealFonte: Houzz – Domiteaux + Baggett Architects.

• Violeta/Lilás – A cor violeta é a da espiritualidade e da purificação, e ajuda na harmonia do corpo. O violeta também ajuda a transformar as energias negativas em positivas. Essa cor pode ser utilizada na decoração qualquer cômodo, pois faz muito bem a saúde do corpo e da mente.

Espiritualidade e Purificação da Cor Lilás | Decoração IdealFonte: Houzz – Meritage Homes.

Agora que você já sabe o significado das cores na cromoterapia, você vai aplicar esse conhecimento na sua casa? Quais são as cores que você irá colocar na sua decoração?

Deixe seu Comentário

Comentários