Se a sua ideia de felicidade é passar um fim de semana relaxante à beira do mar ou da piscina, que tal considerar uma decoração de cozinha com tons de azul? Mesmo que você prefira um turquesa divertido ou um azul-marinho profundo, há muitas maneiras de incorporar um pouco ou muito destes tons no cômodo mais querido da casa.

Decoração de cozinha com tons de azulFonte: Holmes Hole Builders.

Mas, antes de começar a pintar tudo de azul, saiba que esta cor pode suprimir o apetite. Afinal, não existem muitos alimentos azuis e muitas coisas tóxicas ostentam a tonalidade. É claro que quem está querendo perder alguns quilinhos pode adicionar essa cor a cozinha tranquilamente. Mas mesmo que este não seja o seu caso, existem formas de criar uma decoração de cozinha com tons de azul.

Há muitos tons bonitos de azul disponíveis no mercado, desde cores bem claras aos índigos profundos. Tons de azul com notas de verde nos fazem lembrar o mar, enquanto aqueles voltados mais para o cinza ou roxo tendem a ser mais frios e sofisticados.

Qualquer um que tenha passado pela experiência de selecionar um acabamento de cozinha sabe como pode ser difícil se decidir e coordenar cores. E, para tornar essa seleção mais fácil, concentre-se em adicionar azul a decoração da cozinha em apenas um elemento para começar, como a rodabanca, por exemplo. A partir daí, você vai selecionando outras cores e materiais.

Se na sua seleção você acabou optando por um material de azul escuro e está preocupado em como isso pode influenciar no resto da cozinha, considere usar todas as outras superfícies de material claro. Assim, você cria contrastes, que podem tornar o ambiente ainda mais bonito e interessante e mantém o espaço mais claro e bem iluminado.

Azul na decoração da cozinhaFonte: Michael McKinley & Associates.

Quem tem uma elegante cozinha preta e branca pode complementar o espaço com um toque de azul em qualquer tom. Ao adicionar uma terceira cor, a cozinha vai ficar com uma aparência muito mais acolhedora e com mais personalidade, o que é ótimo para afastar aquela aparência fria que algumas cozinhas têm.

Ao usar uma cor escura em seus armários, considere usar branco ou outros tons neutros no resto da área, para que o cômodo não fique parecendo muito obscuro. Azul marinho combina muito bem com cinza, bege, branco, off white e tons pastel, e a utilização dessas cores contrastantes deixará sua cozinha com visual mais suave.

Se você não é fã de armários coloridos nem pretende mudar os revestimentos da cozinha, pode pintar as outras paredes num tom de azul que seja agradável para você e complemente bem o espaço. Mudar a pintura é uma das formas mais rápidas, fáceis e econômicas de mudar o visual de um ambiente e pode ser feito rapidamente. O ideal é escolher uma tinta lavável e sem cheiro para este espaço.

Esta é uma maneira inteligente de adicionar uma cor mais escura ao espaço. Uma parede pode ser facilmente repintada numa tonalidade de azul escuro para deixar o espaço mais sério e elegante. É possível, por exemplo, escolher uma cor que combine com a rodabanca ou que crie contraste, para deixar o cômodo mais interessante visualmente.

Decoração de cozinha com tons de azulFonte: Case Design.

Se você tem acessórios decorativos na cozinha, outra opção é trocá-los por alguns de tonalidade azul, trazendo essa cor para o ambiente. O bom dos acessórios decorativos é que eles são muito fáceis de serem trocados e nem precisam custar muito dinheiro para serem bonitos. O importante é que ofereçam um bom acabamento e que sejam fáceis de limpar, pois é comum o acúmulo de gordura nesses itens.

E você: usa ou já usou azul na decoração da cozinha?

Deixe seu Comentário

Comentários