Foi-se a época em que se usava rosa para menina e azul para menino. Hoje em dia até as mais jovens crianças querem imprimir o máximo de suas personalidades na decoração de seus quartos. Por isso, criar uma decoração de quarto infantil pode ser realmente um desafio.

Arquitetura Residencial | Saint MartinFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Ao decorar o quarto do seu filho ou filha, tenha em mente seu temperamento, suas cores favoritas, seus hobbies e gostos individuais. Tente não usar somente o que está na moda e deixe a criança dar algumas opiniões sobre o projeto. Afinal, é ela que passará a maior parte do tempo neste espaço. Portanto, é importante que ela gosta e se sinta a vontade com o quarto.

Pense no projeto como um todo, com vários elementos que devem combinar entre si, criando o espaço ideal para a criança crescer e se desenvolver.

Vejas os itens que merecem atenção ao criar uma decoração de quarto infantil:

Arquitetura Comercial - Mostra Lider 2012Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Cores e paredes: é possível ser bastante inventivo com o esquema de cores de um quarto infantil. Murais estão bastante na moda e são uma ótima maneira de fazer uma parede sem graça ficar cheia de vida. Papeis de parede também são boas opções para usar na decoração de um quarto infantil. É possível encontrar várias padronagens criativas e próprias para as crianças. No entanto, se você prefere algo mais sóbrio, escolhe uma cor sólida para pintar as paredes e dê preferência a tintas a base de água, que podem ser limpas com mais facilidade.

Piso: o piso do quarto de uma criança precisa ser muito seguro, por isso dê preferência a revestimentos com tratamento antiderrapante. Se você não pretende trocar o piso do quarto, chame um profissional para atestar se o piso existente é seguro ou se precisa de adaptações. Pisos de madeira, por exemplo, podem soltar farpas se forem muito velhos e algumas cerâmicas são extremamente escorregadias, mesmo quando secas. Para proteger a criança (principalmente as menores, que ainda não andam com muita segurança), um tapete antialérgico pode resolver o problema e tornar o piso do quarto mais apropriado para a rotina infantil.

Mobília: móveis para crianças são muito lindos e charmosos! No entanto, conforme a criança vai crescendo, o mobiliário pode se tornar muito pequeno e inapropriado, levando a uma troca constante dos móveis. Se você não pretende investir em um novo mobiliário frequentemente, procure peças adaptáveis com um visual mais atemporal. Móveis de cores neutras, como madeira natural ou branca, combinam com praticamente tudo e podem acompanhar a criança por muitos anos, facilitando muito a decoração do quarto infantil. Para o quarto ficar mais interessante, utilize acessórios decorativos coloridos e lúdicos. Que tal uma roupa de cama do personagem preferido do seu filho? Ele com certeza vai amar!

Decoração de quarto infantil femininoFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Iluminação: a luz é muito importante para a vida de todos, e para as crianças não é diferente. Tenha um bom projeto de iluminação para que as luzes sejam utilizadas de forma consciente e econômica. A luz de cor amarelada é boa para deixar o ambiente mais aconchegante. No entanto, no local de estudo, utilize uma luminária com lâmpada branca, mais recomendada para leitura. Se possível, adicione um abajur ao lado da cama ou uma luz de emergência econômica no quarto. Muitas crianças tem medo de ficar no escuro e precisam desses acessórios para uma noite mais tranquila de sono.

Janelas: as janelas são um ponto delicado da decoração de quarto infantil, pois precisam estar seguras para a criança. Por isso, a utilização de telas ou grades é importante. Além disso, é pela janela que entra grande parte da luz solar que ajuda a arejar o quarto, por isso ela não deve ficar completamente tampada. Para dar mais conforto na hora de dormir, tenha uma cortina ou persiana.

Aceite a opinião da criança: permita que a criança dê opiniões e participe de algumas decisões. É provável que o projeto de decoração de quarto infantil agrade ainda mais a criança quando ela sente que suas opiniões estão sendo realmente levadas a sério. Mostre que você está levando as sugestões a sério, mas que a palavra final é a sua.

Decoração de quarto infantil para meninaFonte: Arquitetude.

Mantenha-se no orçamento: quando estamos fazendo um projeto de decoração é muito fácil se deixar levar e estourar o orçamento. Por isso, coloque na ponta do lápis todos os gastos para eles não saírem de controle. Geralmente os maiores gastos são com os móveis, que devem ser de boa qualidade para durarem bastante. Deixe os itens supérfluos para o fim da sua lista de compras e mostre para o seu filho ou filha que é importante ter prioridades sempre.

Deixe seu Comentário

Comentários