O final do ano é uma época muito esperada pois marca o começo do verão e a época em que muitos de nós tiramos férias. No entanto, esta também é uma época de muitas tarefas, pois recebemos a família e os amigos, cozinhamos muito e ainda temos que limpar tudo depois. Confira então algumas dicas de organização para depois dos feriados.

Como organizar a casa depois dos feriadosFonte: Pixabay.

A tarefa de arrumar a casa não é prazerosa para todo mundo, principalmente para aquelas pessoas que não são naturalmente organizadas. Além disso, conseguir ajuda nestes momentos nem sempre é fácil, pois todos estão muito ocupados com suas próprias bagunças. Porém, é preciso enfrentar a situação e colocar a casa em ordem antes que a bagunça piore.

Mesmo que seja a última coisa que você deseja fazer depois de uma festa, é preciso deixar tudo em ordem. Afinal, a tendência é que a bagunça atraia ainda mais bagunça e, quando você ver, tem o dobro do trabalho para fazer. E, se você decidiu enfrentar a bagunça, confira algumas dicas de organização para depois dos feriados:

Separe os itens que quebram dos que não quebram: é provável que você tenha pela casa uma série de itens decorativos de Natal, assim como pratos, copos e talheres de festa para guardar. Para evitar acidentes, o ideal é separar os itens que quebram daqueles que não quebram e ir empacotando conforme o uso corrente.

Itens que não são usado em outras épocas do ano e são quebráveis devem ser guardados com muito cuidado, de preferência enrolados em jornal ou plástico bolha e colocados dentro de caixas, que não devem receber nada por cima. Isso evita a quebra dos objetos e faz com que seja possível reutilizá-los todos os anos.

Dicas de limpeza para depois dos feriadosFonte: Pixabay.

Divida em categorias: quem vai encaixotar tudo deve separar os itens por categorias. Ou seja, deixar uma caixa para os pratos, outra para as decorações que quebram, outra para as que não quebram e assim sucessivamente. Na hora de pegar as caixas no ano seguinte (ou sempre que houver necessidade), fica mais fácil encontrar o que se procura. Isso também ajuda a evitar a quebra dos materiais.

Compre os suprimentos certos: não adianta nada guardar as coisas de qualquer jeito e esperar que elas possam ser reaproveitadas no ano seguinte. É importante ter os suprimentos certos para que a organização possa ser feita de forma mais prática e rápida e os objetos sejam mantidos em segurança.

Se você já tem as caixas onde guardar os objetos, então basta ir colocando tudo com muito cuidado dentro e embalando os itens que quebram. Se não, precisará comprar caixas, plástico bolha, fita crepe, tesoura, dentre outros suprimentos que ajudarão a armazenar e organizar os diferentes itens. Termine colocando uma etiqueta em cada caixa para saber o que tem dentro delas.

Faça notas: essa é uma ótima alternativa para quando colocamos vários itens juntos em uma única caixa. Conforme for colocando os objetos, faça uma lista do que está sendo embalado. Quando a caixa estiver cheia e for ser fechada, coloque a lista por cima de tudo. Assim, quando você abrir novamente a caixa, saberá o que há dentro dela sem precisar desembalar tudo.

Dicas de organização para depois dos feriadosFonte: Pixabay.

Quando você estiver desembalando os itens no ano seguinte, essas notas ajudarão a achar o que você quer e precisa usar, deixando de lado aquelas caixas com itens que você não pretende aproveitar mais. Assim, se você for se desfazer de alguma coisa, também fica bem mais fácil de encontrar sem precisar desembalar tudo.

Peça ajuda: mesmo que todos estejam envolvidos com seus próprios problemas e bagunças, os outros moradores da casa devem ajudar. Afinal, se todos desfrutaram das festas, não custa nada ajudar um pouco a colocar as coisas no lugar. Assim o trabalho fica mais prazeroso e acaba mais rápido.

Deixe seu Comentário

Comentários