Quem mora em ambientes compactos sabe que nem sempre é fácil decorar a casa. No entanto, esses ambientes estão cada vez mais comuns, tendo em vista a falta de espaço nas grandes cidades. Se você está precisando de dicas para decorar uma sala pequena, confira essas:

Como decorar uma sala pequenaFonte: Houzz – Inigo & Co.

1. Menos é mais: ambientes pequenos tendem a ficar entulhados com facilidade. Portanto, uma estética minimalista, em que menos é mais, pode ser muito mais agradável para esse espaço. Tenha conhecimento completo sobre as proporções do cômodo para não escolher nem móveis muito grandes ou objetos decorativos em excesso.

2. Use cores claras e neutras: elas são atemporais e, por isso, acabam sendo algumas das opções mais populares ao decorar a casa. Em espaços pequenos, as cores claras ajudam a ampliar visualmente o espaço além de refletir melhor a luz. Quem deseja deixar o ambiente mais colorido deve fazer isso com acessórios decorativos, e não na parede e com os móveis, afim de evitar que a sala pareça menor.

3. Escolha um estilo decorativo que valorize o espaço: decorações modernas e contemporâneas são mais minimalistas e, portanto, ajudam a valorizar espaços pequenos, pois não sobrecarregam o cômodo. Esses estilos se caracterizam por serem mais simples e utilizarem móveis e objetos de linhas retas para decorar, ajudando a criar um visual mais limpo e organizado.

4. Busque pelo sofá correto: um erro frequente ao decorar uma sala pequena é acabar com um sofá de tamanho desproporcional ao espaço. O sofá não pode ser grande demais para a sala não parecer ainda menor, nem tão pequeno que o visual do espaço não fique parecendo pouco confortável. Um sofá com design mais simples, de linhas retas, e pouco profundo pode ser uma boa opção.

Dicas para decorar uma sala pequenaFonte: Arquitetude.

5. Troque a mesa de centro por uma lateral: se a sala for muito estreita, a mesa de centro pode acabar atrapalhando a circulação. No entanto, ficar sem espaços de apoio na sala pode ser bem desconfortável. Por isso, uma mesa lateral pode ser uma opção mais inteligente. Basta colocá-la ao lado do sofá para apoiar controles e até um abajur e deixar o espaço mais confortável e funcional.

6. Escolha móveis rasos: optar por móveis com pouca profundidade faz com que sobre mais espaço para circulação. Assim você ganha mais alguns centímetros que podem ser fundamentais para deixar o espaço com uma aparência mais livre. Pode ser uma boa ideia pendurar a televisão na parede, pois assim ela não ocupará espaço algum sobre o móvel.

7. Tenha acessórios transparentes: objetos transparentes criam uma sensação de leveza no espaço pois não obstruem a visão. Além disso, objetos de vidro, acrílico e até plástico, quando bem acabados, dão um visual mais moderno ao ambiente e combinam com praticamente quaisquer outros objetos. Móveis transparentes também podem ser boas aquisições para decorar uma sala pequena.

8. Aproveite o espaço vertical: o principal problema em um ambiente pequeno é a falta de espaços de armazenamento. Sendo assim, para criar esses espaços extras, instalar prateleiras altas ajuda a aproveitar ainda melhor a sala. Para que tudo fique ainda mais arrumado, guarde objetos e papeladas em caixas organizadoras, de preferência com etiquetas, para se mais fácil encontrar o que for preciso.

Dicas de decoração para salas pequenasFonte: Arquitetude.

9. Use um espelho: os espelhos são coringas na decoração, principalmente em se tratando de ambientes pequenos. Ao refletir o ambiente, ele pode ajudar o espaço a parecer duas vezes maior além de contribuir com a iluminação. Adquira um espelho de boa qualidade, que não distorça as imagens, e instale-o em um local estratégico para o ambiente ficar confortável.

10. Tenha móveis multifuncionais: para aproveitar bem o espaço ao decorar uma sala pequena, ter móveis multifuncionais pode ser importante para melhorar a circulação do cômodo. Ter um banco no lugar da mesa de centro provê espaços de apoio para o cômodo e acentos extras quando necessário, assim como substituir a mesinha lateral por um puff.

Deixe seu Comentário

Comentários