Um aspecto importante da decoração de uma residência é a escolha de tecidos decorativos. Quem escolhe criar uma decoração meio temática, como retrô, moderna ou oriental, sempre percebe que os tecidos decorativos fazem toda a diferença para o tema de modo geral. Confira, então, algumas dicas para escolher um tecido decorativo para casa.

Dicas para escolher um tecido decorativo para casaFonte: Pixabay.

Existem muitos tipos de tecidos decorativos para casa. Se você estiver procurando um que complementa um tema específico, talvez seja necessário fazer uma pequena pesquisa sobre ele. Este tipo de informação pode ser encontrada em sites, blogs, revistas e livros de decoração. Além disso, consultar um profissional da área também podem ser bastante instrutivo.

Um tecido decorativo bem escolhido pode ser o toque final que falta em qualquer cômodo. Eles podem ajudar a destacar os móveis ou uma janela, tornando essas peças o ponto focal do espaço. Se você tem uma janela com uma bela vista, pode usar um tecido decorativo para chamar atenção para ela e destacar o exterior da residência.

Se você decidiu usar um tema retrô para o seu projeto, é essencial lembrar que esse tipo de decoração tende a ser bastante elaborado e muito feminino. Ao escolher um tecido decorativo para este tema, você deve se esforçar para encontrar algo que lembre algo que tenha saído diretamente das décadas passadas, principalmente ente os anos 1920 e 1960.

Tecidos decorativos florais e com estampas geométricas tendem a ser opções populares numa decoração retrô, e a escolha depende um pouco mais da época que se quer ressaltar ao decorar a casa. Acabamentos com fitas, contas e sianinhas são ótimas opções para reforçar o estilo retrô e dão um charme especial a decoração.

Como escolher um tecido decorativoFonte: Houzz – Colourcube Interiors.

Para uma decoração moderna, o uso de tecidos decorativos ousados e vibrantes pode ajudar a ressaltar o estilo. A decoração moderna geralmente é baseada em um conceito aberto, com de cômodos bem espaçosos, que se destacam pelos detalhes decorativos. Isso ajuda o tecido a brilhar, pois a tendência é que ele não precise concorrer com outros detalhes.

Tecidos brilhantes e diferentes podem ser utilizados em cortinas, capas de almofadas, confecção de colchas, dentre outros, e certamente se destacam quando usados em locais espaçoso e que não possuem muitas cores nas paredes, no piso ou nos móveis. Neste caso, os tecidos decorativos para casa tendem a adquirir um destaque ainda maior e brilhar, tornando-se o centro das atenções.

Casas decoradas com tema oriental estão cada vez mais popular hoje em dia. Esse tipo de design conta com acessórios como dragões chineses, elefantes, telas temáticas, dentre outros objetos, que ajudam a tornar os espaços mais interessantes, além de serem tópico para conversa. Esses objetos geralmente incluem cores como coral, vermelho, marfim e jade, que tendem a se destacar muito.

O tecido decorativo mais popular quando se trata de criar uma decoração com temática oriental é a seda. Usar seda nas cores coral ou vermelho, por exemplo, ajuda muito a destacar os espaços, tornando ambientes neutros mais aconchegantes e quentes.

Dicas para escolher um tecido decorativo para casaFonte: Houzz – Peti Lau Inc.

Se você está se perguntando onde encontrar um tecido decorativo para casa, há vários lugares para fazer compras. Você pode visitar uma loja especializada em tecidos ou comprar pela internet. Além disso, há fabricantes que criam estampas por encomenda, o que ajuda a personalizar ainda mais a sua casa.

Há também lojas de produtos para decoração da casa que vendem tecidos decorativos, além de objetos prontos confeccionado com estes tecidos. Para quem está criando uma decoração completa, visitar este tipo de loja pode ser uma ótima opção, pois ajuda a ter novas ideias e a conhecer uma boa variedade de tecidos e estampas.

Deixe seu Comentário

Comentários