Pisos de madeira são lindos e valorizam muito o imóvel. Por isso, se você tem um, sabe que precisa cuidar bem dele sempre. Veja algumas dicas para manter o piso de madeira como novo por muito tempo:

Dicas para manter o piso de madeira como novo por muito tempoFonte: Casa3 Arquitetura.

Não use saltos altos: má notícia para as moças que amam moda. Todo o peso concentrado em baixo de saltos finos agem como se fossem dentes arranhando seu precioso piso de madeira. Tirar os sapatos (de salto ou não) ao entrar em casa e deixar para calçá-los quando estiver saindo pode ser a melhor opção em se tratando de manter o piso com uma boa aparência.

Tenha um tapete na entrada de casa: além de ser bom ter um tapete logo na entrada da casa para limpar os pés, este também deve ser o local para apoiar os sapatos ou qualquer objeto pesado que você traga da rua. Ter um tapete na porta é uma regra de higiene básica e pode ser fundamental para a conservação de um piso de madeira.

Não esqueça de cortar as unhas dos animais de estimação: enquanto seu cão ou gato passeia inocentemente pela casa, suas unhas compridas podem estar arranhando a madeira do piso. Por isso, mantenha as unhas dos pets sempre aparadas. Isso também pode ser importante para estofados e móveis livres de arranhões.

Não use produtos de limpeza comuns: limpadores multiuso comuns podem ser ótimos para limpar as bancadas, a pia e até o vaso sanitário, mas podem ser muito prejudiciais ao piso de madeira. Muitos são ásperos para serem usados neste tipo de superfície, o que pode levar a vários arranhões, enquanto outros podem danificar o acabamento do seu piso de madeira.

Dicas de conservação para pisos de madeiraFonte: Casa3 Arquitetura.

Comprar um limpador específico para piso de madeira vale o investimento, pois ele ajudará a superfície a ficar como nova por muito mais tempo. Além disso, mandar refazer o acabamento periodicamente ajuda a conservar melhor o piso.

Não use o aspirador de pó: geralmente, as escovas do aspirador de pó são feitas para ser usadas em tapetes, carpetes, estofados e pisos que não necessitam de muito cuidado, podendo arranhar a madeira. Use o aspirador de pó somente se você tiver a escova certa para usar no piso de madeira. Lembre-se que vassouras comuns também podem danificar a superfície da madeira.

Não jogue água no piso de madeira: mesmo a umidade de um esfregão ou de um pano pode ser prejudicial para uma superfície de madeira. Se por algum motivo você acabar passando um pano molhado no piso, passe outro seco em seguida para limpar a umidade residual o mais rápido possível.

Limpe derramamentos o quanto antes: se um pano úmido pode estragar seu piso de madeira, imagine o que o derramamento de um líquido pode fazer. Se qualquer tipo de líquido cair no piso de madeira, seque o mais rápido possível. A água é facilmente absorvida pela madeira, o que pode causar manchas e até o surgimento de mofo.

Dicas para manter o piso de madeira como novoFonte: Casa3 Arquitetura.

Não empurre os móveis: se você precisar rearrumar os móveis ou afastá-los para limpar a casa, peça ajuda de outras pessoas. Empurrar móveis sobre um piso de madeira pode danificá-lo de forma irreversível. Também é sensato colocar feltro nos pés de peças pesadas e daquelas que são deslizadas com frequência, como cadeiras.

Não trate o assoalho sem saber do que é feito o acabamento: pisos de madeira mais antigos geralmente são selados com acabamentos de cera, enquanto é padrão para os mais novos receber acabamento de poliuretano. É importante saber a diferença, pois o poliuretano não deve ser encerado. Afinal, este é um acabamento naturalmente brilhante que não necessita receber camadas de cera para ficar conservado.

Deixe seu Comentário

Comentários