Livros são ótimos objetos decorativos. E, assim como uma bela joia, uma estante de livros bonita e bem organizada chama muita atenção. Cada prateleira oferece uma oportunidade para exibir livros, objetos decorativos e lembranças em geral, formando uma galeria com todo tipo de objeto. Por isso, confira algumas dicas para organizar sua estante de livros.

Dicas para organizar sua estante de livrosFonte: Houzz – The Platform Experiment.

1. Dê um passo para trás e observe a estante como um todo: antes de começar a mexer na estante e tirar as coisas do lugar, dê um passa para trás e observe-a como um todo. Se possível, tire uma foto para se lembrar da arrumação presente. Ao olhar para a foto, você terá uma noção melhor do que está acontecendo, quais espaços devem ser arrumados e quais devem ser mantidos com o mesmo visual.

Utilize essa nova perspectiva para começar a arrumação e lembre-se que pode ser necessário se desfazer de algumas coisas, o que não é, necessariamente ruim. Afinal, prateleiras sobrecarregadas deixam o olhar confuso, dando a sensação de que o espaço está desorganizado como um todo. Além disso, se desfazer de coisas antigas abre espaço para coisas novas.

2. Retire os objetos da prateleira pouco a pouco: as áreas que parecem sobrecarregadas na câmera devem ser rearrumadas e a única forma de fazer isso é tirando o que está lá. Mas vá tirando os objetos pouco a pouco, pois assim você tem a chande de observar a evolução da arrumação e decidir o momento certo de parar de tirar.

Tire um livro, depois outro e também jogue sua atenção sobre os objetos decorativos. Se achar necessário, recoloque alguns objetos. Faça isso por toda a estante e você perceberá que há mais chances de que você remover objetos do que os recolocar no lugar. Por fim, observe o trabalho e, se possível, tire mais uma foto.

Organização de estante de livroFonte: Houzz – Alex Amend Photography.

É provável que, mesmo depois de todo esse trabalho de redistribuição, você precise dar uns toques finais para que a estante fique ainda mais bonito e organizada. Aproveite o momento de arrumação para ir tirando o pó da estante e dos objetos que ficaram nela e naqueles itens que serão guardados.

Não se esqueça de providenciar caixas, jornais e sacolas para armazenar os objetos que não voltaram para a estante. Embale cuidadosamente peças que podem quebrar ou sofrer algum tipo de avaria e coloque os livros que não serão recolocados nas prateleiras dentro de caixas por ordem de tema ou autor e identifique-a por fora. Assim, quando você precisar de um, será mais fácil encontrar.

3. Pratique o desapego: e todas essas coisas que você removeu da estante? Você ama isso tudo ou só a sensação de ter muitas coisas? É natural juntar objetos e se apegar a eles com o passar do tempos e, se você tiver onde guardar tudo o que foi retirado da estante, deve então realocar tudo em um novo espaço ou guardar em caixas para quando houver uma nova oportunidade de exibir os itens.

Porém, é provável que não seja possível guardar todas as coisas que você tirou da estante e, neste caso, você terá que se desfazer delas. Livros, por exemplo, podem ser doados a bibliotecas públicas ou vendidos para sebos ou colecionadores. Objetos em geral também podem ser vendidos ou dados a pessoas que estejam precisando.

Dicas para organizar sua estante de livrosFonte: Houzz – De Hasse Kent.

A vantagem de se desapegar de algumas coisas antigas é exatamente abrir espaço para coisas novas: novos livros, novas decoração e novos objetos, que podem fazer com que seu espaço pareça redecorado sem que você precise gastar muito para isso.

E você, o que faz em casa para manter a estante de livros arrumada? Compartilhe suas dicas para organizar sua estante de livros com a gente!

Deixe seu Comentário

Comentários