Muita gente passa a vida inteira reclamando que tem uma casa pequena. No entanto, ao decorar espaços pequenos, é preciso ter muito mais atenção e cuidado. Afinal, quanto menos espaço para trabalhar, mais funcional ele deve ficar. Portanto, saiba mais sobre espaços pequenos e 4 erros para evitar ao decorá-los.

Espaços pequenos: 4 erros para evitar ao decorá-losFonte: Anna Pershakova.

1. Não ser flexível com o mobiliário

Algumas pessoas podem pensar grande ao decorar espaços pequenos, e isso não é, necessariamente, um problema. O problema está em não ser flexível quanto a escolha dos móveis e querer colocar um monte de peças diferentes em um espaço em que tudo vai parecer absolutamente lotado com tantas coisas.

Ser flexível em relação ao mobiliário significa usar os móveis de maneiras diferentes, criando novos usos para eles e transformando-os em multifuncionais. Por isso, vale a pena investir em peças simples, fáceis de mover e versáteis, sendo mais fácil aplicar novos usos a elas. Quanto mais flexível for o seu espaço, mais fácil será reconfigurá-lo conforme sua via evolui e novas necessidades vão aparecendo.

2. Usar o espaço de armazenamento existente ao invés de criar novos

Pode ser fácil fazer com que qualquer espaço para armazenamento fique pequeno rapidamente, principalmente se ele não foi criado para atender as suas necessidades. Por isso, ao invés de tentar apertar tudo nos armários que já existem na casa, pode valer a pena criar novos locais para guardar coisas.

Dicas de decoração para espaços pequenosFonte: Glamour Nest

Uma escolha realmente inteligente é pensar no que você precisa armazenar e, em seguida, projetar seus próprios espaços. Você ainda vai usar o armazenamento existente, mas também vai adicionar novos e que fazem mais sentido para atender as suas necessidades. Essa combinação pode facilitar muito não só a armazenagem de objetos, mas também a organização da casa como um todo.

3. Pensar que você precisa de um monte de coisas para sua casa ser uma casa

Isso pode acontecer com qualquer um, com qualquer tamanho de casa, mas pode ser fatal para quem tem um espaço pequeno. Pensar que um quarto tem que ter duas mesinhas de cabeceira e uma cômoda para ser um quarto ou que a sala de jantar precisa de uma mesa enorme é um erro comum. Para algumas pessoas tudo isso é ótimo, mas se o seu espaço é pequeno, pode ser um exagero.

Esqueça as organizações comuns e pense em sua casa atual. Dê prioridade a suas necessidades básicas e tenha a mente aberta. Olhe para o seu espaço e identifique onde é possível colocar os móveis principais. E se não der para colocar duas mesinhas de cabeceira e uma mesa de jantar de 12 lugares, sem problemas. Você, com certeza, irá encontrar algo que fique bom no seu espaço.

Espaços pequenos: 4 erros para evitar ao decorá-losFonte: Hannah Brown.

4. Não personalizar os espaços mesmo quando você pode

“Personalizar” pode se aplicar a um monte de coisas, desde prateleiras para armazenamento de itens pessoais até móveis feitos sob medida, que vão se encaixar perfeitamente no espaço que você tem disponível em casa. E apesar de fazer decorações personalizadas ser um pouco mais caro, ter um projeto sob medida pode te ajudar a tirar o máximo proveito da sua casa.

Investir em um mobiliário ou uma decoração sob medida para espaços pequenos podem fazer com que qualquer ambiente fique mais organizado e funcional. Portanto, se você pode investir na customização da sua casa, faça isso. Adquirir móveis tradicionais que não vão ficar tão bons assim na sua casa pode gerar grandes arrependimentos a curto e longo prazo.

Deixe seu Comentário

Comentários