Nada pior do que ter que ficar procurando pelos sapatos, principalmente se você adora eles. Deixar os sapatos jogados pela casa aumenta a bagunça espalhada e ainda pode danificar os calçados. Se você precisa de ideias de armazenamento para sapatos, confira essas dicas.

Ideias de armazenamento para sapatosFonte: Houzz – Lisa Adams.

Tenha uma sapateira: longe daquelas sapateiras de plástico de antigamente, hoje em dia existem vários móveis para sapatos bonitos e que podem combinar bem com a decoração da sua casa, facilitando que ele seja instalado em qualquer cômodo, e não necessariamente no quarto ou na área de serviço. Na verdade, praticamente qualquer móvel com prateleiras pode ser adaptado para se tornar uma sapateira.

Use prateleiras: sapatos não precisam ficar isolados dentro de armários, principalmente se você tem costume de mantê-los organizados. Se você deseja exibir seus sapatos, que tal usar uma estante de livros ou montar uma série de prateleiras em seu quartos? Sapatos são belas peças de design e podem ajudar a decorar a casa.

Para manter os calçados mais limpos, tente uma estante com portas de vidro ou coloque-os em caixas de armazenamento transparentes próprias para sapatos. Elas não são caras e ajudam a conservar o sapato, assim como seu material.

O sapato não deve ficar espremido dentro das caixas para não danificar. Por isso, você precisará de caixas de diferentes tamanhos. Afinal, tênis costumam ser maiores que sapatilhas e chinelos, por exemplo. Você pode usar uma mesma caixa para armazenar chinelos e sandálias rasteirinhas de plásticos, pois esses calçados não tendem a se danificar se ficarem mais apertados.

Como armazenar sapatosFonte: Houzz – Truorder.

Se você optar pelas caixas, lembre-se sempre de deixar os sapatos respirando um pouco depois de usá-los e antes de guardá-los para que eles não fiquem suados e acabem com mal cheiro. Se possível, coloque sachês ou desumidificadores dentro das caixas.

Tenha uma parede só para os sapatos: se você quer realmente assumir os sapatos como peças de design para a decoração do seu quarto, então invista em um jogo que prateleiras sob medida com iluminação especial para que eles se tornem o destaque do cômodo. Dê preferência a luzes de LED, que não esquentam, diminuindo a possibilidade da iluminação danificar seus preciosos se queridos sapatos.

Lembre-se que a luz solar direta pode danificar os sapatos, e a poeira pode ser resistente para sair de superfícies como tecidos ou camurças, por isso ter uma opção de proteção, como portas ou uma cortina, pode ser bem importante para conservar os calçados mais tempo como novos.

Esconda-os da vista dos curiosos: outra opção interessante pode ser ter uma estante de sapatos escondida atrás de uma parede falsa ou de uma cortina. Assim os calçados ficam mais protegidos e longe das vistas dos curiosos. Para ter menos trabalho ao se vestir, coloque os sapatos que são mais usados num local mais acessível o os sazonais, como sapatos de festa e botas, nas prateleiras mais altas.

Ideias de armazenamento para sapatosFonte: Wetting Architects.

Esta é também uma boa ideia para quem não gosta de desordem. Usando uma parede falsa ou uma cortina que combine com a pintura do cômodo, os sapatos estarão sempre acessíveis e o espaço vai ficar com a aparência organizada sempre.

Dispensa para sapatos: armários para dispensa podem ser ótimos para guardar sapatos pois eles possuem prateleiras e gavetões bem profundos. Portanto, se você tiver como instalar esse tipo de mobiliário em algum lugar da casa (além da cozinha) para guardar seus sapatos, essa pode ser uma opção inteligente e funcional.

Se a família for grande e tiver muitos sapatos, a ideia de ter um lugar comum para armazenar os calçados de todos num lugar bem acessível da casa pode ser uma doa ideia, pois economiza espaço nos outros cômodos.

Utilize o espaço embaixo da cama: se a sua casa é pequena e nenhuma dessa opções é viável para você, então utilizar o espaço embaixo da cama pode ser uma ótima opção. O vão sob a cama costuma ser subutilizado e armazenar seus sapatos neste local pode criar novos espaços no cômodo. O ideal é usar caixas plásticas transparentes, para poder saber o que tem dentro delas.

Deixe seu Comentário

Comentários