Quando se trata de reformar uma cozinha pequena, há vários fatores a se considerar mesmo antes de contratar um arquiteto para desenvolver seu projeto, fazer a seleção dos revestimentos ou, ainda, escolher os eletrodomésticos. Por isso, confira algumas ideias e dicas para reformar uma cozinha pequena.

Como reformar uma cozinha pequenaFonte: Houzz – Penny Drue Baird.

Mais do que qualquer outro cômodo da casa, a cozinha é o espaço mais versátil. É usado para preparar refeições, alimentar a família, armazenar alimentos, limpar e armazenar utensílios, dentre outras coisas. A cozinha é também o local de encontro da família, o coração da casa. Portanto, é importante levar tudo isso em consideração ao pensar na reforma do espaço.

E isso é especialmente verdadeiro quando o espaço disponível é limitado. Em casas pequenas, a reforma da cozinha tende a ser uma preocupação ainda maior, pois a tendência é que o cômodo seja utilizado para o desenvolvimento de ainda mais atividades. E uma reforma altera completamente a rotina familiar.

Talvez, por isso, ter a ajuda de um profissional seja tão importante. Afinal, um arquiteto pode criar um projeto ainda mais versátil e transformar a cozinha num cômodo multifuncional. Principalmente quando ocorre a necessidade de mudanças estruturais, ter um arquiteto responsável pela obra não é só importante, como obrigatório por lei.

A primeira necessidade que deve ser lembrada ao pensar na reforma da cozinha são as três funções básicas do cômodo: armazenamento, preparação de alimentos e limpeza. Um design de cozinha bem pensado irá acomodar cada uma destas três funções e criar espaços destinados para cada um destes fins.

Ideias e dicas para reformar uma cozinha pequenaFonte: Houzz – Vera Tarlovskaya Interiors.

Numa cozinha pequena, espaço para armazenamento tende a ser uma enorme preocupação, pois o cômodo tem poucas superfícies para instalação de armários. A escolha de armários suspensos mais altos ou mesmo a instalação de prateleiras pode ajudar a ampliar os locais de armazenamento. Além disso, ter armários embaixo da pia também ajuda a proporcionar mais espaços para guardar coisas.

Facilidade de movimento e layout conveniente também são relevantes para o projeto de reforma da cozinha. O clássico “triângulo de trabalho” deve ser a base da planta. Afinal, pia, geladeira e fogão são os três recursos utilizados com mais frequência na cozinha e devem ser dispostos em um padrão triangular para funcionar ainda melhor.

Outra boa ideia ao remodelar a cozinha é incorporar mais de um centro de trabalho para que mais de uma pessoa possa trabalhar de forma eficiente na cozinha ao mesmo tempo. Um balcão extra, mais espaço na ilha ou até uma mesa extensora aumentará o espaço de trabalho, permitindo que várias pessoas cozinhem ao mesmo tempo sem que precisem ficar esbarrando umas nas outras.

Mesmo quando o espaço é muito limitado, uma área de trabalho extra pode ser criada com a instalação de uma mesa dobrável. Assim, quando a mesa não estiver sendo utilizada, ela pode ficar desmontada junta a parede e sem ocupar espaço. E, quando for necessário mais superfícies, basta montar a mesa criando mais espaços instantaneamente.

Ideias e dicas para reformar uma cozinha pequenaFonte: Houzz – Mesh Architectures.

Se a sua cozinha for realmente pequena, considere também aparelhos que não só economizam espaço, mas também aumentam a conveniência: um triturador de lixo, por exemplo, dispensa a necessidade de ter uma lixeira. Já um aparelho multiprocessador dispensa a necessidade de ter vários aparelhos diferentes como liquidificador, processador de alimentos e ralador.

Quando o espaço é pequeno, o ideal é manter, basicamente, apenas aquilo que é essencial. Por isso, pode ser necessário se desfazer de itens pouco usados ou repetidos. Afinal, se falta espaço de armazenamento e preparação, também faltará para guardar coisas que não são utilizadas.

Agora que você já tem algumas ideias e dicas para reformar uma cozinha pequena, conte o que você faz na sua casa para economizar espaço e tornar mesmo os menores cômodos mais funcionais.

Deixe seu Comentário

Comentários