A melhor coisa sobre móveis antigos é poder dar vida nova a eles. Não é preciso muito talento ou esforço, apenas um pouco de criatividade e paciência. Se você nunca realizou este tipo de projeto antes, vejas algumas ideias para dar vida nova a móveis antigos.

Ideias para dar vida nova a móveis antigosFonte: Petticoat Junktion.

Ao invés de jogar fora aquela velha cômoda do quarto, pense em um novo uso para ela. A reciclagem de móveis pode ser muito divertida. Além disso, é uma boa maneira de obter um novo visual com uma fração do custo que você teria ao comprar um móvel novo na loja. E se você não ficar feliz com o novo acabamento pode começar de novo!

Um móvel antigo com gavetas, por exemplo, pode se tornar um ótimo móvel para sala de televisão. As gavetas quebradas podem ir embora, criando várias aberturas perfeitas para colocar os acessórios da televisão (decodificador, aparelho de DVD, bluray, etc). Uma boa vantagem deste móvel é que os fios ficam escondidos dentro dele! E, se você tem um pet, uma gaveta em melhor estado com uma almofadinha pode virar uma bela caminha para ele.

E nunca subestime o poder de uma camada de tinta! O mobiliário antigo pode ficar com uma aparência bastante atual depois de pintado. Se você gosta do estilo provençal, terá um pouco mais de trabalho: depois do móvel pintado de branco, utilize uma lixa fina para desgastar um pouco a nova pintura, criando “marcas do tempo”.

Reforma de móveis antigosFonte: Pinterest.

Na verdade, qualquer peça de mobiliário que foi pintada pode ser desgastada para parecer vintage. Esse tipo de visual está bastante na moda. Se for isso o que você deseja fazer, pode utilizar a mesma técnica usada para fazer móveis provençais, tomando cuidado para não tirar tinta demais com a lixa e acabar precisando pintar novamente o móvel e começar o projeto todo de novo.

Se for sua primeira vez realizando este tipo de projeto, pode valer a pena investir em um kit de pintura para móveis, encontrado facilmente em lojas de departamento ou de material de construção. Aproveite as facilidades da internet para assistir vídeos de tutoriais sobre reformas de móveis. Com certeza você terá ótimas ideias!

Se você for realmente criativo e não tiver medo de tentar coisas novas com o seu mobiliário antigo, pode criar alguns novos acessórios super inusitados para sua casa. Use um velho armário como apoio para pia no banheiro (não se esqueça de impermeabilizar a peça). Use a cabeceira de uma cama de solteiro como a parte traseira de um banco ou, ainda, uma porta como cabeceira para casa de casal.

Ideias para reformar móveis antigosFonte: Homedit.

Reformar um móvel antigo nem sempre significa dar a ele uma nova função ou colocá-lo em outro lugar. Algumas vezes, basta pintar o móvel para dar um novo visual a ele e colocá-lo no mesmo lugar, cumprindo a mesma função. Uma mesinha de apoio antiga e fora de moda pode receber uma camada de tinta amarela ou azul e tornar-se o novo destaque da sala de estar.

Quem gosta da ideia de reformar um móvel antigo, mas deseja fazer algo realmente diferente, pode utilizar papel de parede ou tecido para cobrir a peça. Outra opção é fazer um patchwork de ladrilhos da superfície do móvel. Com essas ideias para dar vida nova a móveis antigos é possível ter móveis com superfícies estampadas, que seriam muito difíceis de serem feitos utilizando técnicas de pintura.

Gostou dessas ideias para dar vida nova a móveis antigos? Tem alguma para compartilhar com a gente?

Deixe seu Comentário

Comentários