Falamos muito sobre decoração e design para a casa, mas você sabe exatamente o que é decoração de interiores?

A decoração de interiores é muito mais do que escolher os móveis e acessórios de um cômodo. A decoração de interiores tem como objetivo criar ambiente não só esteticamente bonitos, mas também práticos e eficientes. Não adianta ter uma sala bonita se ela não funciona direta: se a iluminação não estiver bem planejada, os móveis bem colocados e os eletrônicos nos locais adequados, a decoração vai por água abaixo.

O que é Decoração de Interiores | Decoração IdealFonte: Free Pik.

Por isso, na hora de pensar uma decoração de interiores, sempre é bom contratar um profissional da área, que, juntamente com sua equipe, conseguirá criar decorações belas, funcionas e otimizadas.

Você conhece os profissionais que trabalham com decoração de interiores?

Agora que você já sabe o que é decoração de interiores, também é bom conhecer os profissionais habilitados a trabalhar nesta área, pois existem três deles com três tipos de formações diferentes: o arquiteto, o designer de interiores e o decorador.

O que é Decoração de Interiores | Decoração IdealFonte: Arquitetude.

A confusão entre essas três profissões é comum, mas pode causar muitos problemas legais. Portanto, é bom conhecer esses três tipos de profissionais para não acabar tendo dores de cabeça na hora em que sua obra ou reforma para decorar a casa começar.

O decorador é um profissional formado, geralmente, em um curso técnico ou de curta duração. Além disso, alguns decoradores são autodidatas, não tendo uma formação formal, mas uma boa experiência profissional que lhe rendem alguns clientes. Os decoradores estão habilitados a escolher móveis e acessórios decorativos, mexendo basicamente no visual do ambiente, mas não em estruturalmente nos cômodos ou na casa.

O que é Decoração de Interiores | Decoração IdealFonte: Houzz – Bliss Design Firm.

O designer de interiores é formado em design e pode, além de cuidar da decoração de interiores, elaborar os espaços utilizando técnicas de ergonomia, acústica, iluminação e térmica, pois tem habilidades que o ajudam a identificar as reais necessidades de seus clientes, além de também poder criar peças originais para integrar a decoração. Desta forma, o designer de interiores cria projetos específicos para ambientes internos, mas sua formação o impede de fazer obras estruturais na casa, como derrubar ou construir paredes.

Já o arquiteto forma-se no curso de arquitetura, que o permite atuar em várias áreas diferentes, tornando-o um profissional completo. O arquiteto pode não só desenvolver o projeto de decoração, como também aplicar várias técnicas importantes para deixar o ambiente confortável e eficiente, mexendo visual e estruturalmente na casa. Este profissional pode atuar desde o início da construção da casa, ajudando a escolher o terreno e dando pareceres legais para a construção, assim como pode fazer modificações estruturais na planta da casa, para melhorar o projeto de decoração interna.

Decoração de Interiores | Decoração IdealFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Agora que você já sabe o que é decoração de interiores e os profissionais que atuam nesta área, já pode começar o seu projeto contratando a equipe adequada para transformar o seu espaço na casa dos seus sonhos!

Deixe seu Comentário

Comentários