Às vezes, designers e arquitetos se referem ao teto como a quinta parede. Se você pensar a respeito disso, verá que até faz sentido. Afinal, é preciso um teto para um cômodo ficar completo. Mas por que apenas as quatro paredes chamam atenção e o teto passa despercebido? Veja 10 ideias para decorar o teto e fazer todo mundo olhar para cima!

Decoração do tetoFonte: Houzz – Fox Design Studio.

1. Folhas de prata: elas brilham e dão muito glamour a qualquer cômodo. Um lustre é, na maior parte das vezes, uma aposta segura para destacar um teto. Mas se você quiser realmente deixá-lo luxuoso e elegante, considere revestir o teto com folhas de prata.

2. Crie listras: usar listras nas paredes deixa o ambiente bem bonito. As listras verticais, por exemplo, ajudam a fazer com que o pé direito pareça maior. Mas quando pintada no teto, as listras ganham outro destaque. Afinal, como é muito inusitado ver uma estampa no teto , elas acabam se tornando o centro das atenções.

3. Ladrilhos de estanho: eles não são muito comuns no Brasil, mas ajudam a dar charme e elegância aos cômodos. Além de adicionar textura e um estilo meio retrô ao ambiente, os ladrilhos de estanho têm um belo brilho, que cria um efeito de espelho no teto, fazendo com que o espaço pareça mais amplo.

4. Cores pastel no teto: geralmente, mesmo quando o cômodo possui cores nas paredes, o teto é branco, pois isso pode contribuir com a iluminação do cômodo. Mas usar cores no teto não é proibido e pode criar um efeito muito legal, principalmente os tons pastel, que são claros e não prejudicam em nada a iluminação da casa.

Como decorar o tetoFonte: Houzz – Paces Construction Co.

5. Papel de parede: atualmente, o papel de parede pode ser usado em todos os espaços da casa, inclusive cozinha e banheiro. Tendo isso em mente, por que não usá-lo no teto, para criar uma decoração diferente e inusitada? O efeito fica lindo, criando um ponto focal bem inusitado para a casa.

6. Teto preto: quem quer ser ainda mais dramático pode pintar o teto de preto. A cor ousada fica super bem em cômodos decorados com tons mais neutros, pois o teto cria contrates mais profundos. Mas fique atento, pois se o seu teto for baixo, a pintura escura pode criar a sensação de que o espaço é ainda menor.

7. Aplicação de texturas: se você ainda preferir um teto branco, talvez adicionar uma textura nele pode ser melhor do que aplicar cores. Modelagens geométricas acrescenta um apelo moderno, enquanto as clássicas dão um acabamento mais tradicional aos cômodos.

8. Pintura com stencil: ao invés de pintar o teto todo, dar alguns toques de cores pode ser uma solução melhor. Por isso, o uso de um stencil pode ser uma ótima saída para criar detalhes interessantes no teto da sua casa. Tetos abobadados, por exemplo, podem ter sua forma acentuada com o uso de stencil.

10 ideias para decorar o tetoFonte: Beach Chic Design.

9. Mistura de materiais: não há nenhuma regra que diga que você tem que revestir o teto com apenas um tipo de material. É possível dividir o teto em seções e ter uma parte dele de alvenaria e outra de madeira, por exemplo, ou uma parte lisa e outra texturizada. Deixe a imaginação rolar e encontre a melhor combinação para o seu lar.

10. Teto azul: um teto azul lembra uma piscina ou o céu. Mas o que algumas pessoas dizem é que ele ajuda a afastar os maus espíritos. Já outras, que mantém afastados os mosquitos. Seja qual for a razão, tetos azuis são muito bonitos e conferem um toque especial a casa.

Deixe seu Comentário

Comentários