Ao contrário de revestimento de cerâmica ou porcelanatos, que podem ser colocados em praticamente qualquer lugar, os pisos de madeira têm certas características que determinam onde ele pode ser instalado. Mas será que é uma boa ideia usar piso de madeira na cozinha?

Piso de madeira na cozinhaFonte: H2H Design.

É claro que, no Brasil, escolher piso de madeira para cozinha é uma opção bastante incomum. Afinal, o ambiente é quente e úmido e tende a ter essas características agravadas durantes o verão, época mais quente do ano.

Por outro lado, a madeira é considerada um revestimento nobre e que valoriza muito o imóvel, principalmente quando está em boas condições. O piso de madeira, quando bem instalado e tratado, confere um visual luxuoso e aconchegante para qualquer cômodo, inclusive cozinhas.

Ambientes altamente úmidos não são lugares recomendados para se instalar um piso de madeira. No banheiro, por exemplo, por mais que se tenha cuidado, é muito comum molhar o chão ao sair do banho e esse acúmulo de água pode danificar a madeira do piso. No entanto, apesar da cozinha ser considerada um ambiente úmido, o piso de madeira pode a ser uma boa opção para ela.

Ocasionalmente, é provável que ocorram acidentes em uma cozinha, como pingar água no chão ou até o derramamento de alguma substância. No entanto, também é comum que se limpe rapidamente esse tipo de acidente, o que não causa quase nenhum efeito na madeira.

Piso de madeira na cozinha: é uma boa ideia?Fonte: Poor House Interior Design.

Pensando a longo prazo, mesmo que ocorram vários eventos desastrosos com água no ambiente, como um vazamento constante, o piso de madeira que é instalado em cozinhas tende a receber tratamentos especiais com materiais impermeáveis, que criam uma superfície bem resistente a umidade. E um vazamento que ocorra durante um longo período pode danificar qualquer tipo de piso, seja de madeira ou qualquer outro material.

Se você deseja ter um piso de madeira na cozinha, é importante levar em conta alguns aspectos do próprio ambiente que vão além do belo visual que este material natural pode proporcionar a decoração da sua casa:

1. Tráfego: cozinhas são zonas de tráfego intenso. Depois de um certo tempo, por maior que sejam seus cuidados com o piso de madeira, ele estará marcado, principalmente nos espaços utilizados para passagem. Isso não é um grande problema, basta lixar todo o piso e mandar envernizar novamente para que ele pareça novo.

2. Arranhões: você já sabe que acidentes acontecem em todas as cozinhas. Talheres, panelas e outros objetos podem cair no chão causando arranhões na superfície do piso. Tapetes pode ajudar a reduzir esses riscos, mas nem todo mundo gosta de usá-los na cozinha. Novamente, a melhor solução é lixar todo o piso e refazer sua superfície por completo para que a madeira fique protegida novamente.

É uma boa ideia usar piso de madeira na cozinha?Fonte: Provanti Designs.

3. Ação do sol: muitas vezes, as áreas descobertas do piso de madeira que ficam expostas ao sol acabam desbotando e com o verniz descascado, o que afeta a proteção do revestimento. Neste caso, a reaplicação do material terá que ser feita com muito mais frequência, o que pode não ser uma grande vantagem, pois o gasto será enorme. Outra opção é usar cortinas nessas janelas, para diminuir a incidência do sol e proteger o piso.

Você pode instalar piso de madeira na cozinha, mesmo que isso não seja muito usual. No entanto, se a praticidade é a sua prioridade, talvez um porcelanato ou cerâmica imitando madeira seja uma opção melhor e mais viável. Para quem não cozinha muito, ter um piso de madeira na cozinha pode sim ser uma boa opção. Afinal, a probabilidade de estragá-lo é bem menor.

Deixe seu Comentário

Comentários