Quando se trata de uma casa, maior nem sempre é melhor. Na verdade, enquanto muitas pessoas pensam que viver em uma pequena casa ou apartamento é uma desvantagem, há quem veja muitos benefícios nisso. Mas por que é melhor viver em um apartamento pequeno do que em uma casa grande?

Vantagens de viver em um apartamento pequenoFonte: Lisa Robazza Design.

Uma grande vantagem de morar num espaço pequeno é que isso pode economizar dinheiro. Mas a vida em pequenos espaços também ensina uma série de truques de decoração e soluções imaginativas que podem transformar até mesmo o mais ínfimo dos espaços em uma residência elegante e prática. Confira então outras vantagens de viver num apartamento pequeno:

Você tem que ser mais seletivo com o mobiliário: algumas pessoas podem ver isso como algo negativo, mas ter que ser seletivo sobre o seu mobiliário é realmente uma ótima maneira de aprimorar o seu olhar para a decoração. Se você só tem espaço para uma cadeira, por exemplo, você vai querer garimpar até encontrar o melhor móvel para o seu espaço.

Além disso, como você precisará de poucos móveis, poderá investir em peças de qualidade e visual superior. Afinal, se só há espaço para uma cadeira, você vai querer que seja a melhor cadeira possível.

Há menos para limpar e manter: um dos principais benefícios de casas pequenas é que há menos para limpar e manter! É mais fácil deixar tudo limpo por muito mais tempo e os seus produtos de limpeza vão durar muito mais e ocupar menos espaços. E, ao gastar menos tempo para limpar, você terá mais tempo para fazer outras coisas, como sair, ver um filme ou ler um livro.

Vantagens de viver em uma casa pequenaFonte: Inigo & Co.

É mais fácil atualizar o estilo da casa: ter uma casa pequena significa que fazer uma atualização da decoração é muito mais fácil. Com poucas coisas para trocar é bem mais fácil gerenciar estas mudanças, mantendo os espaços sempre na moda. Trocar pequenos detalhes como almofadas, tapetes e outros acessórios tem um impacto maior quando o espaço é menor.

Você pode ter espaços de armazenamento mais criativos: quem tem experiência em morar em casas pequenas sabe tudo sobre maximizar o espaço. Então, se só há espaços horizontais disponíveis, instale prateleiras! Substitua a mesa de cabeceira por algo que ocupe menos espaço e pendure a televisão na parede. Essas são maneiras criativas de maximizar o espaço.

Não há espaço sem uso: numa casa grande, você pode ter vários espaços que não são utilizados. Já ao morar em uma casa pequena, cada espaço tem uma função, até o menor dos cantinhos. Nenhum local fica subutilizado e dando trabalho e você tira proveito máximo de sua casa.

Força você a ser realista sobre suas necessidades: casas pequenas têm opções de armazenamento limitadas, o que realmente pode forçá-lo a descobrir quais são suas prioridades. Dar um passo para trás e identificar os itens que você precisa e os itens que estão só ocupando espaço é fundamental para viver bem em espaços pequenos.

Por que é melhor viver em um apartamento pequeno do que em uma casa grandeFonte: Hamilton Snowber Architects.

Se você tem problemas em se desfazer das coisas, não ter espaço suficiente realmente pode tornar muito mais fácil tomar essas decisões. Com espaço limitado fica muito mais fácil diminuir o número de objetos duplicados e inúteis, priorizando aquilo que é realmente necessário e facilita a rotina.

Fica mais fácil criar uma estética para toda a casa: a maioria de nós tem um estilo bem definido, que cada cômodo da casa tende a refletir. Mas nem sempre é fácil conseguir isso quando temos muitos cômodos para decorar. Assim, viver em pequenos espaços torna muito mais fácil determinar o estilo da casa toda.

Ter uma casa pequena casa também beneficia a estética da casa como um todo. Afinal, as mudanças de um cômodo para outro devem ser suaves e quando eles estão decorados de forma muito diferente o visual da casa como um todo pode parecer desequilibrado.

Faz você explorar opções de decoração mais interessantes: seja quais forem seus desafios de design, eles são uma ótima oportunidade para se tornar mais flexível e criativo. Empregue em pequenos espaços de decoração dicas e truques que você não foi capaz de usar antes e divirta-se criando uma casa que realmente comunica sua personalidade.

Deixe seu Comentário

Comentários