O final do ano é uma correria só! Como se já não bastasse a correria para comprar os presentes, também temos que nos preparar para receber amigos e familiares, deixando a casa (e, principalmente, a mesa) mais bonita e aconchegante. Confira essas dicas de decoração e prepare uma linda mesa para a ceia de Natal.

Prepare uma linda mesa para a ceia de NatalFonte: Houzz – French Flair Interior Design.

Veja se possui louça suficiente: conte seus pratos e talheres para ter certeza de que você tem o suficiente. Se possível, já deixe tudo separado com antecedência para não precisar ficar procurando de última hora. Pense também em todo o material de apoio que você pode precisar, como baldes de gelo, colheres, conchas, pegadores, travessas, baixelas, etc. Quando chegar a hora, tudo o que você precisa estará à mão.

Teste a arrumação da mesa com antecedência: se essa é sua primeira vez oferecendo um jantar formal, então testar a arrumação da mesa antes do dia pode ser uma boa ideia. Comece com o sousplat e, em seguida, empilhe o prato de jantar e o prato de salada. Coloque os garfos à esquerda e facas e colheres à direita, lembrando que os convidados usam os talheres de fora para dentro. Os copos e taças deve ser dispostos a frente do prato. Pensando nisso com antecedência fica bem mais fácil arrumar a mesa da ceia de Natal sem cometer nenhum erro.

Escolha uma cor ou material para ser o destaque da mesa: experimente um tom metálico para um visual sofisticado ou cores brilhantes e claras para um clima mais divertido e moderno. Outra ideia boa é optar por materiais que contenham fibras naturais, que ajudam a criar um ambiente acolhedor e rústico. Lembre-se que limitar a paleta ajudará a tornar a sua mesa mais elegante.

Use pequenas velas e flores: arranjos florais e candelabros enormes podem parecer impressionantes em fotos. Mas na vida real eles tendem a bloquear a visão de quem está a mesa, tornando difícil conversar e até passar a comida. Mantenha o clima festivo usando buquês curtos e velas. Usar flores de uma única cor em pequenos vasos é bem elegante, fácil de montar e até de transportar pela casa.

Mesa para ceia de natalFonte: Houzz – Rikki Snyder.

Use vasos plantados: nada melhor do que dar um toque de natureza na decoração da mesa da ceia de Natal. Pensando nisso, usar vasos tradicionais, em que as plantas estão realmente plantadas, pode ser uma boa opção de decoração. Ervas frescas, suculentas e até cactos podem dar um toque a mais. A vantagem é que essas plantas acabam durando muito mais e você pode replantá-las em vasos maiores ou até no jardim conforme elas forem crescendo.

Faça um teste de configuração do buffet: se você quer servir um jantar menos formal, que tal servir a refeição no estilo buffet? A configuração do buffet é atraente, requer pouco planejamento e facilita para os convidados se servirem. Mantenha os pratos no início da mesa e talheres e guardanapos no final. Se você tem um espaço grande, afaste a mesa da parede e permita que os convidados se sirvam por ambos os lados. Adicione alguns objetos decorativos para dar mais charme a arrumação.

Tenha uma mesa separada para as bebidas: no caso de buffets, colocar tudo numa mesma mesa pode gerar a maior confusão quando todos quiserem se servir, inclusive causando acidentes. Por isso, tenha uma mesa separada com as bebidas e os copos variados (copos para água, suco e refrigerante, tulipas para cerveja, taças para vinho, etc.).

Adicione um toque pessoal com cartões de lugar: muitas vezes, as pequenas coisas são as mais memoráveis. Vestir a mesa de jantar com uma linda toalha é um toque especial, mas adicionar cartões de lugar pode ser a cereja do bolo. Você não precisa gastar muito com isso: escreva à mão os nomes dos convidados nos cartões e coloque sobre o guardanapo, por exemplo.

Prepare uma linda mesa para a ceia de NatalFonte: Houzz – Dawn Hearn Interior Design.

Comece os itens feitos a mão com antecedência: pode não parecer, mas itens e objetos decorativos feitos a mão podem demorar muito tempo para ficarem prontos. Por isso, se você usará este tipo de material para decorar a mesa da ceia de Natal, o momento para começar é agora. Evite fazer as coisas de última hora, pois se não der certo você acabará frustrado e precisando ir uma loja lotada comprar o que estiver faltando.

Use peças únicas: aproveite que ainda há tempo para encontrar as peças únicas para decorar a mesa da ceia de Natal. Objetos de família, com muita história, podem fazer toda a diferença, assim como peças garimpadas em lojas de antiguidades e brechós.

Deixe seu Comentário

Comentários