Quer projetar um espaço para as pessoas se reunirem e conversarem mantendo o bom humor? Que tal usar laranja na decoração? A cor laranja é a do humor, da felicidade, do otimismo e da comunicação social.

Que tal usar laranja na decoração?Fonte: Houzz – Susan Diana Harris Interior Design.

Se você quiser usar essa cor na decoração da sua casa, saiba que opções não faltam: um tom laranja açafrão é rico e exótico, enquanto o tangerina é brilhante e fresco e o âmbar é mais sério e elegante. Ou seja, é possível usar laranja de várias formas e em diferentes cômodos.

A cor laranja está muito presente na natureza e tende a ser entendida como a sinalização da mudança de estações do verão para o outono. Ela é um sinal de transição, mas também pode ser de abundância nos tempo de colheita. Afinal, a cor laranja possui matizes quentes e ricos, relacionados a luz e ao brilho solar.

No feng shui, assim como o vermelho, o laranja está relacionado ao fogo, sendo uma ótima escolha para espaços sociais, como a sala de estar. Como ele tende a estimular a comunicação, use-o onde você gostaria que as pessoas se reunissem para conversar ou em qualquer lugar que você queira tornar mais quente ao olhar.

Já se pensarmos nos chacras, o relacionado a cor laranja é o sacral, que fica dois centímetros abaixo do umbigo e representa a criatividade e a sexualidade. Os chakras são considerados centros de energia do corpo, e os inferiores, como o laranja, estão mais intimamente relacionados com nossos estado físico. Ter um segundo chacra equilibrado pode trazer sentimentos de bem-estar e abundância.

Dicas para usar laranja na decoraçãoFonte: Houzz – Glenn Layton Homes.

Já quando se trata da decoração de interiores, o laranja não é tão quente ou impetuoso quanto o vermelho, mas ainda assim é bastante ousado e acolhedor. Laranjas mais brilhantes tendem a ser mais modernos e juvenis, enquanto tons mais profundos e elegantes transpiram sofisticação, calor e rusticidade.

Uma laranja menos brilhante pode criar um bom contexto para uma biblioteca ou uma obra de arte, enquanto tons mais ricos de laranja podem aquecer espaços totalmente neutros, principalmente se usados em peças centrais, como sofás ou móveis grandes. Na cozinha, o laranja pode quebrar um pouco com o branco, mesclando-se bem a ele e dando uma aparência sofisticada e moderna ao espaço.

Mas é claro que, quando se trata de cores para usar na casa, as escolhas são muito pessoais. Portanto, preste atenção em como cada tonalidade faz você se sentir antes de usá-la em sua casa. Apesar de não ser difícil trocar as cores das paredes, repintar um espaço que acaba de ser reformado pode ser muito pouco estimulante.

Você anseia pela energia de um laranja brilhante, ou você prefere uma tonalidade mais reconfortante e terrosa? Não há lugar certo ou errado para usar o laranja na decoração, mas é importante escolher tonalidades que realmente agradem, pois mesmo os laranjas mais claros tendem a chamar bastante atenção.

Que tal usar laranja na decoração?Fonte: Houzz – Lang Küchen & Accessoires.

Se você ainda não sabe muito bem como usar o laranja na decoração da sua casa ou quais tons escolher, considere tentar uma dessas opções:

  • Quando for ao mercado, compre uma braçada de flores de laranja para decorar um ambiente. Observe como você se sente em relação a isso ou se acha que teria sido melhor optar por flores de outra cor;
  • Faça uma compilação de imagens com tons em laranja e espalhe algumas provisoriamente pela casa, em locais estratégicos. Ao olhar para as fotos, tente imaginar como o tom de laranja ficaria em uma parede ou móvel na sua casa;
  • Passeie por uma loja de tecidos e vá para onde ficam as fazendas em tons de laranja. Veja se você sente atração por alguma dessas cores e imagine como ela ficaria em algum cômodo da sua casa;
  • Visite uma loja de tintas e olhe as palhetas disponíveis. Se possível, tente conseguir algumas amostras para pintar cantinhos escondidos e ver como você se sente em relação a ter essas cores nas paredes.

Deixe seu Comentário

Comentários