O vermelho é uma cor energética, poderosa, arrojada e brilhante. Ela é muito comum tanto na natureza e se tornou tendência no design de interiores devido ao destaque que ela cria nos ambientes. Que tal usar vermelho na decoração?

Que tal usar vermelho na decoração?Fonte: Houzz – The Kitchen Broker.

Cores são elementos de design que inspiram debates intensos entre arquitetos e proprietários. E quando se trata de usar vermelho da decoração, os debates podem ser ainda mais acalorados. Afinal, o vermelho é uma cor intensa que se destaca e dá muita vida aos cômodos.

Não é à toa que o vermelho, cor do fogo e do sangue, também é conhecido como a cor da paixão, ação e raiva. Um estudo científico inclusive identificou o vermelho como uma tonalidade que aumenta a velocidade e a força das reações.

No feng shui, esta tonalidade é considerada a cor da sorte e simboliza felicidade e força. Como o lugar por onde a energia entra na sua casa é a porta da frente, este pode ser um lugar especialmente auspicioso e perfeito para ser destacado com com alguns tom de vermelho.

Quem pratica ioga ou meditação sabe que o primeiro chacra, o chacra da raiz, que fica na base da coluna, entre o assoalho pélvico e as três primeiras vértebras, é associado a cor vermelha. Esse chacra é o da fundação e, quando está equilibrado, proporciona uma sensação de segurança inata e confiança.

Decoração com vermelhoFonte: Houzz – Amory Brown Studio.

Na natureza, o vermelho é a cor do drama. E, considerando que o vermelho na natureza é utilizado para atrair ou sinalizar perigo, faz sentido que as pessoas tenham uma tendência a responder fortemente quando estão em contato com esta cor.

Já para o design, o vermelho é uma cor primária. Porém, toda a gama de vermelhos se estende do rosa pálido ao vermelho profundo. Se você deseja incorporar o vermelho na decoração, saiba que os vermelhos médios mais vivos são os melhores em doses menores, enquanto os mais claras ou escuros tendem a ser mais confortáveis em uma área maior.

O vermelho pode ficar incrível junto a obras de arte. Portanto, se você quer pendurar alguns quadros na parede e deseja destacá-los, pode usar o vermelho como fundo. Ele também funciona muito bem com os outros tons quentes, como laranja e amarelo, em espaços sociais de convívio, como a sala de estar ou jantar. Quanto mais inusitadas as combinações, mais dramática ficará a decoração.

Em ambientes modernos e minimalistas, o vermelho pode dar cor e vida ao espaço, transformando um cômodo com design neutro e meio sem graça em algo totalmente novo com apenas alguns toques de cor. Para destacar espaços simples e monocromáticos, o vermelho é a cor ideal.

Decoração com vermelhoFonte: Houzz – Highland Design Gallery.

Acima de tudo, saiba que a percepção de uma cor pode ser algo muito pessoal. Assim, ao usar cores vibrantes na decoração da casa, o mais importante é considerar como você está respondendo elas. Por isso, ainda que o senso comum diga que o vermelho é muito enérgico para um quarto, mas você o sinta como acolhedor e envolvente, confie em sua percepção.

Se toda essa conversa sobre usar vermelho na decoração te inspirou e você quer pintar uma ou duas paredes com essas tonalidades, pense sobre qual tom pode ficar melhor em cada cômodo. Dê um passeio ao ar livre e veja como essa cor se apresenta na natureza. Pode ser que isso te inspire de uma forma completamente nova.

Além disso, visite lojas de peças de design para observar como vermelho é usado em tecidos e no mobiliário . Uma visita a uma loja de tintas também pode ser muita válida. Lá você pode adquirir uma paleta ou amostras de tintas para realizar alguns testes de cor em casa.

E você, já usa vermelho na decoração?

Deixe seu Comentário

Comentários