Reformar o banheiro valoriza o imóvel e é por isso que muitos proprietários tomam essa decisão. Mas será que para fazer a reforma do banheiro é preciso contratar um arquiteto profissional?

Reforma de banheiroFonte: Arquitetude.

Se você está infeliz com a aparência de seu banheiro e nada nele agrada mais é porque chegou a hora de realizar uma reforma completa. E, para tanto, é preciso contratar um arquiteto. Afinal, de acordo com a legislação brasileira atual, toda obra deve ter um arquiteto responsável, que não só assina o projeto, como também é responsável por supervisionar sua execução.

O problema é que muita gente desconhece essa lei e realiza obras em casa sem a supervisão de um profissional qualificado, o que pode colocar em risco a segurança de todos os envolvidos, inclusive da própria casa, que pode sofrer abalos estruturais.

Mas não basta ter vontade de reformar e contratar um arquiteto: é preciso ter alguma ideia do que você gostaria que fosse feito no espaço. Assim fica muito mais fácil para o profissional que está criando o projeto passar as ideias para o papel, fazendo um projeto apropriado para atender suas necessidades e estilo de vida.

Por isso, além de conversar com o arquiteto, dê uma olhada em seu portfólio para ter algumas ideias. Além disso, pesquise em revistas e sites de decoração algumas ideias interessantes e veja se é possível aplicá-las em sua residência. Assim fica mais fácil também para o arquiteto criar algumas soluções inteligentes que vão ocupar o espaço de forma mais funcional.

Reforma do banheiro é preciso contratar um arquiteto profissional?Fonte: Casa 3 Arquitetura.

Nem sempre é fácil reformar e decorar o banheiro. Muita gente passa dias ou semanas procurando o estilo perfeito para transformar um banheiro comum em algo cheio de atitude. Esse é outro motivo pelo qual contratar um arquiteto para a reforma do banheiro pode ser muito importante.

Esses profissionais conhecem as melhores formas de transformar espaços, deixando-os bonitos e agradáveis, alinhando bem o gosto do cliente com o que está disponível no mercado. Os arquitetos estão sempre estudando e se atualizando no que diz respeito a reformas, design e decoração, o que faz com que seus projetos sejam muito completos.

Um dos maiores benefícios de contratar um arquiteto profissional é o fato de que, quando ele é realmente bom no que faz, o projeto torna-se atemporal e não precisa ser refeito por muito tempo. Assim, não será preciso passar por constantes obras no banheiro, o que é muito importante para a saúde financeira de qualquer pessoa.

Apesar de muita gente achar desnecessário contratar um arquiteto para executar uma reforma, pense bem sobre isso antes de começar a quebrar paredes e comprar revestimentos. A principio, o trabalho do arquiteto pode parecer um pouco caro, mas é fundamental para que toda obra seja bem sucedida, inclusive pequenas reformas.

Reformar o banheiro com a ajuda de arquitetosFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Isso porque arquitetos são considerados especialistas e, quem deseja um trabalho bem feito e especializado, também deve estar preparado para pagar por isso. No entanto, a segurança da sua casa e da sua família não tem preço e, por isso, contratar um arquiteto para a reforma do banheiro é fundamental.

Por outro lado, se o seu banheiro só precisa de algumas mudanças cosméticas, como uma nova pintura ou a troca do revestimento, ou seja, mudanças que não mexem com a estrutura da casa, pode não ser preciso contratar um arquiteto.

No entanto, como ao começar uma reforma, mesmo as pequenas, não sabemos o que iremos encontrar pela frente, estar sempre em contato com um arquiteto de confiança pode fazer uma enorme diferença no resultado final da reforma do banheiro, principalmente para quem mora em casas antigas.

Deixe seu Comentário

Comentários