Plantas têm o poder de colorir e dar vida a qualquer espaço, além de ajudar a refrescar o ambiente. Tenha um jardim de inverno dentro de casa para alegrar o seu dia e dar um colorido ainda mais especial a sua casa.

Tenha um jardim de inverno dentro de casa para alegrar o seu diaFonte: Houzz – LandStudio.

Imagine ter plantas bonitas e viçosas o ano todo, independente da estação do ano. Quem tem um jardim de inverno dentro de casa sabe que isso é possível. Afinal, as plantas ficam mais bem protegidas das intempéries, o que faz com que cresçam mais rápido e saudáveis. Além disso, por estarem dentro de casa, a probabilidade das plantas serem mais bem cuidadas é maior.

Antes de começar a manter as plantas no jardim de inverno, comece fazendo uma aclimatação com elas. Deixe as plantas numa área sombreada ao ar livre uma ou duas vezes por semana, dando a elas uma chance de se acostumar às condições de luz mais baixa antes de deixá-las definitivamente dentro de casa.

Mas quais plantas você pode levar para dentro de casa? Você pode cultivar com sucesso árvores cítricas, samambaias, suculentas e ervas perenes. O ideal é que elas sejam colocadas ao ar livre periodicamente para pegar um pouco de ar fresco e sol. Algumas plantas podem ficar mais tempo no sol do que outras, portanto é importante ter bastante cuidado ao realizar essas mudanças.

Claraboias e tetos solares podem ajudar a luz solar a penetrar no jardim de inverno, o que também pode ser ótimo para as plantas pois, assim, elas não ficam completamente expostas. Um solário ou estufa pode ser local perfeito para alojar alguns tipos de plantas, principalmente durante o inverno, pois assim elas recebem luz natural e ficam em uma temperatura controlada.

Jardim de inverno dentro de casaFonte: Houzz – Aleck Wilson Architects.

Plantas que precisam de sol e ar livre são as mais difíceis de se cuidar em jardins de inverno. Portanto, deixe esse tipo de planta próximas as janelas ou embaixo das claraboias. Se não há nenhum lugar em seu jardim de inverno que receba bastante sol, você pode montar uma luz artificial específica para as plantas, o que ajuda a mantê-las saudáveis.

Plantas que preferem sol parcial podem ficas mais afastadas das janelas. Vale ressaltar que todas as plantas colocadas no interior de casa, seja em jardins de inverno ou não, devem ser posicionadas longe de portas e janelas com correntes de ar, bem como de aberturas de aquecimento e radiadores.

Antes de levar qualquer planta para dentro de casa, é importante verificar se elas estão com insetos que podem ser carregados juntos. A maneira mais completa de fazer isso é submergir a planta e seu pote dentro da água. Se houver insetos vivendo nela, eles devem aparecer na água depois de alguns minutos. Se isso acontecer, você pode deve tratar a planta antes de colocá-la num ambiente interno.

Claro que plantas que não gostam muito de água podem morrer ao passar por este processo. Nestes casos, é possível pulverizá-las com um sabão insecticida suave alguns dias antes de levá-las para dentro de casa e mantê-las em observação para ver o que acontece. É provável que os insetos morram rapidamente a planta possa ser levada para dentro de casa sem problemas.

Tenha um jardim de inverno dentro de casa para alegrar o seu diaFonte: Houzz – MacCormick & Associates Architects.

Se você pretende trazer plantas da rua, compradas em uma floricultura, é melhor mantê-las em um local separado das outras plantas de casa por alguns dias. Isso lhe dará a chance de verificar se há sinais de insetos antes que eles infestem as outras plantas. Se não há como deixá-las em outro local, mantenha as plantas novas de um lado e as antigas de outro.

Não se esqueça que agrupar as plantas pode ser bem vantajoso para elas. Além de um grupo de plantas fica muito mais bonito do que uma única planta sozinha, quando elas são mantidas agrupadas elas, tendem a crescer mais saudáveis e secar mais devagar. Toque o solo antes de regar para verificar a umidade e águe somente quando sentir que ele está seco.

Com essas dicas, fica muito mais fácil ter um jardim de inverno dentro de casa para alegrar seu dia, que ficará bonito e saudável o ano inteiro.

Deixe seu Comentário

Comentários