O assunto é polêmico e pode ser fruto, inclusive, de discussões entre casais. Afinal, ter ou não uma televisão no quarto? Será está uma opção cômoda ou que pode atrapalhar a vida e o sono de muita gente?

Ter ou não uma televisão no quartoFonte: JL Interior Design.

Ter uma televisão no quarto é algo muito cômodo e comum na vida de muita gente. Poder ficar vendo um filme até mais tarde deitado no conforto de uma cama é algo que pode ser relaxante para muita gente. Quando queremos ficar assistindo televisão até altas horas, nada melhor do que fazer isso de forma muito confortável, certo?

Além disso, muita gente opta por ter ar condicionado somente nos quartos e, quando a época do calor chega, nada melhor do que deitar em um lugar fresquinho para ver televisão, se atualizar sobre o que acontece no mundo e se distrair com programas e séries variados.

A televisão é a maior fonte de entretenimento de muitas famílias, o que faz com que elas estejam espalhadas por vários cômodos da casa, inclusive nos quartos. Basta ligá-la e é possível ter acesso não só a filmes e notícias, como também séries, documentários, vídeo clipes e uma programação infinita. E é exatamente por isso que a televisão tem um papel tão central na vida das pessoas.

Mesmo com o advento de diversas tecnologias portáteis, como smartphones e tablets, a televisão continua sendo super importante nos lares. Afinal, até a arrumação dos cômodos costuma levar em conta a posição da televisão para se decidir o posicionamento dos outros móveis. Mesmo no século XXI, nossa vida continua gravitando em torno da televisão.

Televisão no quartoFonte: Casa3 Arquitetura.

Por isso, nada mais natural do que instalar um aparelho desses no quarto de dormir, certo? A verdade é muita gente tem optado por deixar esse aparelhinho tão comum e querido do lado de fora de seus quartos. Afinal, este é um espaço para relaxar e dormir, esquecer um pouco dos problemas e do que está acontecendo ao nosso redor.

Há pessoas que ficam ainda mais agitadas quando assistem televisão, o que pode atrapalhar muito o relaxamento e ter uma boa noite de sono. Notícias sobre violência, corrupção, problemas econômicos e até programas sensacionalistas tendem a gerar muito mais tensão e estresse do que imaginamos, o que pode levar a noites mal dormidas.

Além disso, para os casais, o quarto é o espaço que eles compartilham não só para dormir, mas para se relacionarem e terem intimidade e é claro que uma televisão pode acabar atrapalhando esses momentos. Apesar de todas as suas vantagens, a televisão é uma forma de distração que pode afetar relacionamentos se as pessoas envolvidas não souberem separar os momentos.

É muito comum ligarmos a televisão automaticamente quando entramos num ambiente que tem uma e não costuma ser diferente mesmo quando o aparelho está num quarto de casal. E este tipo de comportamento pode afetar um relacionamento, principalmente se o casal não estabelecer certos limites para o uso da televisão no quarto.

Instalar ou não uma televisão no quartoFonte: Colin Cadle.

A instalação de televisões em quartos de crianças e adolescentes também pode ser um pouco problemático, tendo em vista que dessa forma os pais não conseguem ter um grande controle sobre o que seus filhos estão assistindo. Além disso, se a criança ou o adolescente ficar assistindo televisão até tarde pode não conseguir acordar para cumprir seus compromissos.

Na verdade, isso é algo que pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer idade. Quando dormimos tarde e precisamos acordar cedo, nossa capacidade de se concentrar fica prejudicada, o que pode levar a problemas de aprendizagem e queda no desempenho, tando no trabalho quanto na escola.

Porém, para quem a televisão é encarada como fonte de relaxamento e entretenimento, ter uma no quarto não será problema. Cada pessoa é única e reage ao aparelho de uma forma. Portanto, quem está pensando em ter ou não uma televisão no quarto deve pensar os prós e os contras para decidir sobre sua instalação.

Deixe seu Comentário

Comentários